sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SERIA "KARMA"?


Ao observador mais atento, pode parecer que a Região Cacaueira passa por uma ciranda de reencarnações punitivas. Pragas incontroláveis que devastaram seus cacauais. Permanência da exploração dos mais humildes pelos mais abastados. Descendentes do ruinoso "baronato", duvidosos do que terão à mesa no dia seguinte, ainda dizendo: "Sabe com quem tá falando?" Em todas as esferas, políticos corruptos e sem compromisso com a população. Governantes sem visão de futuro.  Gente incapaz de elaborar e executar projetos que possam potencializar os recursos naturais que temos, em prol de um desenvolvimento com responsabilidade e justiça social.

Nascido e de infância passada na roça. Bisneto de coronel (José Antonio de Souza) por título comprado. Nas minhas reminiscências, imagens do cotidiano dos seus "trabalhadores". Às vezes me pergunto: "Os maus tratos infligidos pelos "coronéis" estariam determinando os acontecimentos atuais em nossa Região?"  "Estariam os coronéis e seus sequazes de outrora mergulhados nas "vestimentas de carne" dos fracos e dos oprimidos, nos tempos atuais?"  

Não, não é somente isso!  Há também uma nefasta indolência no ar... um ranço que, ainda hoje, teima em contaminar as relações humanas. Sentimentos e pensamentos deletérios que influenciam significativamente os nossos dias...  Ou seja, são coisas do hoje, do momento atual, e que precisamos superar.

MISÉRIAS DOS CORONÉIS

O coronel que fui, se foi.
 
Suas vestes, seu sangue, suas carnes brancas e podres.
 
Minh'alma não mais pertence ao corpo do coronel.
 
Foram dilaceradas, bebidas e degustadas pelos vermes.
 
Suas terras, seu cacau, que cobriam as extensas distâncias da fabulosa e incomparável Canavieiras de outrora, viraram pó.
 
Apossadas por outros insanos que nunca souberam tirar delas algum proveito social; sorvem da taça de fel enviada pela eterna e infalível lei de retorno.
 
Pragas, condições climáticas desfavoráveis, são meramente efeitos de causas que ignoram  -  por seus estágios mentais de "pitecantropos".
 
Novas vidas, esperanças renovadas! É preciso inspiração e ação baseadas nos ensinos do Cristo, Jesus de Nazaré.
 
ESTE não se limitou às palavras: xingou, bradou, derrubou e chutou os paus das barracas dos abjetos e ímpios mercadores dos templos da época em que esteve entre nós, ENCARNADO.

Mas, sobretudo, EXEMPLIFICOU, antes de submeter-se à demência dos homens.


JOSÉ ANTONIO DE SOUZA NETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.