A ESCOLHA DO NOME... O ARÍETE

Aríete é uma antiga máquina de guerra constituída por um forte tronco de freixo ou árvore de madeira resistente, com uma testa de ferro ou de bronze a que se dava em geral a forma da cabeça de carneiro. Eram empregados para romper portas e muralhas de castelos ou fortalezas e foram largamente utilizadosnas Idades Antigaa e Média.

Podiam ser encontrados em vários formatos, dependendo do local e povo aque o construía.  Pode-se dizer que foram os precursores dos atuais tanques de guerra.

Os aríetes serviam para abrir brechas nas muralhas e nos portões dos castelos que guardavam os senhores e seus exércitos. Pelas brechas abertas, entravam as tropas que tinham por objetivo acabar com as iniqüidades e a exploração que os monarcas infligiam ao povo.

O Aríete já foi um modesto períodico mensal publicado na cidade de Canavieiras com essa mesma finalidade... Hoje, ele retorna no formato  dinâmico proporcionado pela Internet, oferecendo à população da Região Cacaueira mais um espaço democrático para discussão dos  seus problemas  e mazelas.

O Editor: Souza Neto