segunda-feira, 20 de junho de 2011

COMPREENDENDO MELHOR A "BOLA"

Quando da luta contra a implantação de Resex Canavieiras, a partir de 2006, travei conhecimento com diversos brasileiros e brasileiras na Internet, dentro os quais o Vicente Lassandro Neto, por meio de debates no site Ambiente Brasil.  O Lassandro é Geólogo e atua há mais de 40 anos como Engenheiro de Petróleo.

Ontem, uma reportagem de um canal de TV, dando conta de que cientistas haviam obaservado que as florestas estavam ficando mais densas, me fez lembrar do Lassandro.  

Uma das opiniões do Geólogo Lassandro é que quanto mais CO2 livre na natureza, maior crescimento para as espécies vegetais, uma vez que o gás carbônico é seu principal alimento, depois da água.

Hoje, dando uma verradura em arquivos antigos, consegui recuperar uma opinião interessante do Lassandro e que passo a postar da forma como ele escreveu no Fórum do Ambiente Brasil em 2007:

Aí está!


Vicente Lassandro Neto

28/12/2007 - 17:12
Prezados Leitores, Alunas e Professor

Antes de se emitir opiniões  sobre o planeta Terra, esta linda e incompreendida BOLA,  como será tratada de agora em diante, temos que entendê-la, ou seja,  saber como a BOLA funciona. O que existe, atualmente, é o que eu posso chamar de um TERRORISMO AMBIENTAL onde  99,99999% é inconsciente, emocional  e 0,00001, consciente, racional,  mas sem embasamento técnico, provocado pelos interesses econômicos dos países industrializados desenvolvidos e ricos de modo a impedir o crescimento dos países pouco industrializados, subdesenvolvidos e pobres como Brasil, China e Índia, lançando, além de outras heresias,  este equivocado  e errado Protocolo de Kyoto. 

Diante destes fatos, é de se entender a preocupação das alunas e do professor mas a preocupação deles não tem o mínimo sentido porque o entendimento sobre a BOLA está errado. Quando se domina este conhecimento surgem fatos novos e interessantes que estão em oposição a tudo que se diz e escreve. Este entendimento resulta de uma observação  da BOLA  com olhos mais agudos, menos contemplativos e  sem apelos religiosos ou  bíblicos,  onde destacamos os seguintes:


1 - A vida, na sua forma atual, do ponto de vista geológico já acabou. Do ponto de vista humano, está na UTI, restam alguns séculos. Por ser a vida um fenômeno natural, nada se pode fazer, nem contra nem a favor.  Seria como querer evitar chuvas, ventos, terremotos, mudar o clima  e outros fenômenos mais. Assim sendo, não há o mínimo sentido na  preocupação dos articulistas  em saber que mundo vamos deixar para os nossos filhos e netos. A superfície da BOLA vai se transformar num deserto, apenas com rios. Gostaria de ser o último sobrevivente para ter o prazer de presenciar esta cena.


CONTINUA



Vicente Lassandro Neto

28/12/2007 - 17:12
CONTINUAÇÃO

2 - Petróleo não acaba,  ou seja, é impossível aos seres humanos e independente do número deles consumir todo o petróleo gerado pelo sistema. A vida animal acaba antes de acabar o petróleo. Não confundir o volume gerado, algo ao redor de 5,5 quatrilhões de barris de petróleo com o volume conhecido, algo ao redor de 20  trilhões de barris.

3 - Consumir petróleo,  ou melhor dizendo, derivados de petróleo, é ótimo para o meio ambiente pois posterga, do ponto de vista humano, o fim da vida na BOLA.

4 - Destruir florestas tem o mesmo efeito do item 3

5 - Queimar as florestas destruídas é, ainda, melhor,   pois posterga, ainda mais, o fim da vida na BOLA.

6 - O "efeito estufa" não existe. O que existe é um aquecimento natural,  contínuo lento e gradual da atmosfera da BOLA que não tem relação alguma com as atividades dos humanos. Pelo contrário, as atividades dos humanos agem no sentido de esfriar e não de esquentar mas é um nadiquinha de quase nadinha, como iria o BOM MINEIRO.

7 - O nível do mar, jamais vai se elevar pois quando derrete num pólo esfria no outro. Como é mais fácil mostrar gelo derretendo do que gelo se formando, as cenas sobre derretimento impressionam mais. Por outro lado, 98% do gelo da BOLA está sobre a água e quando um gelo que flutua sobre a água derrete, o nível não se altera, Faça um experiência  colocando um ou dois cubos de gelo numa copo com  água  e observe o nível antes e após o derretimento do gelo. Fica o mesmo.

CONTINUA



Vicente Lassandro Neto

28/12/2007 - 17:12
CONTINUAÇÃO

8 - Como a vida vai acabar, preservar florestas e animais é perda de tempo e gasto inútil de recursos. Não há o mínimo sentido em se querer preservar algo que vai  ser exterminado junto com a espécie humana. A melhor maneira de protegê-los é ignorá-los mas  fazendo valer, entre os animais,  a lei da sobrevivência dos mais aptos.

CONTINUA



Vicente Lassandro Neto

28/12/2007 - 17:12
CONTINUAÇÃO

9 - Só  há uma espécie  que precisa de proteção e esta espécie  é, exatamente, aquela que quer proteger as demais. A espécie humana, por uma questão religiosa, se julga a mais superior mas é, com raríssimas exceções,   a mais  frágil, a mais prostituída, a mais dependente, a mais mentirosa, a mais corrupta  e a  mais deteriorada,  em todos os sentidos, que se possa imaginar.

10 - As duas únicas atitudes, de modo a tornar menos desagradável o resto da vida dos humanos  na BOLA, dizem respeito ao lixo e aos esgotos domésticos e industriais. Para isso é necessário entender que o mar é a lixeira natural da BOLA e que é impossível aos humanos contaminar o mar.

11 - Quanto a lixo, devemos separar a parte orgânica da inorgânica. Queimar a orgânica em locais adequados, com filtros especiais e se, economicamente viável,  gerar energia durante esta queima. Quanto à parte  inorgânica, se economicamente, viável,  ela deve ser reciclada. Caso contrário, deve ser triturada, ao mínimo e esse  pó de lixo deve ser lançado ao mar em locais distantes da costa, junto às correntes marinhas, em pontos onde elas se afastam dos continentes.

12 - Quanto aos esgotos, idem, lançá-los ao mar. Deverá, apenas, se fazer uma separação da parte líquida da parte sólida, filtração simples. Fazer grandes  dutos  até   o litoral e, a partir do litoral, emissários submarinos. A parte sólida resultante da filtração deve ser tratada como lixo do item 11. Assim procedendo, os rios ficarão com suas águas límpidas e o abastecimento de água para as cidades dispensará o tratamento químico que é caro e incompleto devido à presença da fármacos.

13 - Ao final,  concluir que a espécie humana é apequenada demais para fazer qualquer coisa de modo a tornar a vida inviável nesta BOLA. A BOLA não precisa de proteção e pensar que a BOLA está se vingando é demais. A BOLA não pensa.

É MUITA OUSADIA PARA NENHUMA CAPACIDADE

Estudantes, professor e leitores. Estas são as recomendações para os humanos com respeito  à BOLA.

Abraços do Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.