sábado, 4 de junho de 2011

FALTA O "ESTILO MURICY"

O que há de errado com a seleção brasileira de futebol?  Acredito que quase tudo.  No entanto, penso que uma pequena mudança poderá consertar praticamente todos os equívocos que temos visto. 

Falo do preparador técnico.  Os convocados até podem mudar pouco com outro treinador, mas a forma de jogar com certeza será outra.  Nossa seleção precisa urgentemente mudar a maneira como vem jogando; a postura em campo precisa ser outra. A marcação deve ser na frente, mais adiantada... A bola precisa ser "roubada" ainda na intermediária da equipe adversária.

Quem se lembra de uma seleção medíocre que ganhou uma copa jogando assim?  Do meio pra trás o time era apenas sofrível em se tratando de criatividade, mas bloqueava  a própria  intermediária e até o meio-de-campo com zaqueiros botinudos e volantes raçudos e bem preparados fisicamente.  As "engrossadas" eram comuns, mas quando roubavam a bola, partiam com rapidez para o contra-ataque.  

Quem apontou o time de 94, acertou!

Veja o que o Parreira tinha no campo e no banco... Não me refiro a atacantes, mas a pernas-de-pau, cabeças-de-bagre mesmo:

Zaqueiros: Ricardo Rocha, Ronaldão, Aldair e Márcio Santos.  Desses, talvez o Aldair fosse o menos "grosso".

Volantes:  Dunga, Mauro Silva e Mazinho. Dos três, somente o Mazinho tinha alguma habilidade e era capaz de pensar um pouco.

Às vezes o Parreira metia esses três volantes e sacava o Zinho, quando este cansava de tanto correr como um alucinado pra tentar tomar a bola dos adversários. Zinho podia ser qualquer coisa, menos um meia. Parreira deixava apenas o Raí na criação, com Romário e Bebeto na frente.  Bastava roubar a bola na intermediária adversária ou no meio do campo e alimentar o ataque que este resolvia.  Assim, uma das piores seleções que já jogou uma copa conseguiu ser campeã.

Quem joga hoje como a seleção brasileira deveria jogar é o Santos.  Com a diferença de que os santistas tem talento!  O Santos começa a marcar dentro da área da equipe adversária.  É o estilo do Muricy Ramalho. No estilo Muricy todos tem obrigação de marcar!

Tá na hora de trocar o treinador!  Sai Mano Menezes e entra Muricy Ramalho!

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo, Tenente/Coronel/Brigadeiro! Souza Neto com: A marcação deve ser na frente. Falou certíssimo, sempre na frente, mas, o "seu" (Brasil) conserto às vezes não funciona, na maioria quebra, se fosse um CONCERTO, aí sim, seríamos bom.

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.