domingo, 5 de junho de 2011

SERIA "KARMA"?


Ao observador mais atento, pode parecer que a Região Cacaueira passa por uma ciranda de reencarnações punitivas. Pragas incontroláveis que devastaram seus cacauais; continuidade da exploração dos menos aptos pelos mais "abastados", em pleno século XXI; incompetência pelo não aproveitamento dos extraordinários recursos naturais; etcetera. 

Não raro, podem ser vistos descendentes do ruinoso "baronato", mesmo duvidosos do que terão à mesa no dia seguinte, ainda dizendo:

"SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO!?"

Em todas as esferas de poder, políticos corruptos e sem compromisso com a população. Governantes sem visão de futuro.  Gente incapaz de elaborar e executar um simples projeto visando exploração racional dos recursos naturais que temos, em prol de um desenvolvimento com responsabilidade e justiça social.

Nascido e de infância passada na roça. Bisneto de "coronel" de patente comprada, como era comum naqueles tempos... Esse sou eu!

Nas minhas reminiscências, imagens do cotidiano dos "trabalhadores"  do meu bisavô-"coronel", em sua maioria, tiradas das histórias contadas pela minha mãe. Atrocidades inenarráveis...

De vez em quando me faço alguns questionamentos: 

"Será que os maus tratos praticados pelos "coronéis" estariam determinando os acontecimentos e o "status" de hoje em nossa região?"

"Estariam os "coronéis" e seus sequazes de outrora mergulhados nas "vestimentas de carne" dos fracos e oprimidos dos tempos atuais, numa espécie de purgação dos erros do pretérito!?"

Não creio que seja somente isso... Noto uma nefasta indolência no ar... um ranço que, ainda hoje, teima em contaminar as relações humanas entre os sulbahianos. 

É facilmente perceptível a presença de sentimentos e pensamentos deletérios entre os nossos...  deixando-nos presos ao atraso e trazendo  significativas influências nocivas ao desenvolvimento econômico e social.

Não restam dúvidas de que estamos enredados por uma "herança cultural", da qual ainda não conseguimos nos desvencilharmos. 

São situações do hoje, do momento atual, e que precisam ser urgentemente superadas!

Mesmo correndo o risco de ler um comentário contendo "pega esse idiota e enterra!", continuarei fazendo uso desse Blog para "ARIETAR".

"ADSUMUS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.