segunda-feira, 20 de junho de 2011

CO2 É FONTE DE VIDA NA TERRA

Amanhã, aqui serão postadas algumas respostas do Geólogo Vicente Lassandro Neto quando questionado por mim e por outros internautas no Ambiente Brasil, sobre questões ligadas ao CO2, queima de florestas e vida na "Bola", etc.

Dando cumprimento ao que disse ontem (acima), aí estão outras opiniões do Lassandro Neto a respeito da "BOLA", como ele gosta de chamar o Planeta Terra.  Observe que ele responde a alguns questionamentos de internautas, inclusive o meu, no Fórum do Ambiente Brasil.


José Antonio Souza Neto

30/12/2007 - 00:12
Admiro a forma segura como o Lassandro defende suas teses. Estava ansioso pelo seu retorno. Não quero dizer, com isso, que esteja concordando com o Lassando. Não tenho parâmetros nem conhecimentos suficientes para concordar nem discordar.

Gostaria de saber a estimativa que o Lassandro faz para o fim do Planeta.  Não o fim da vida, mas o fim do Planeta.  Esse fim está condicionado ao do Sol? Até quando o Sol, que é mais antigo, existirá?

Pode-se pensar em bilhões de anos?

Souza Neto



CAROLINA Mª PORTO SALSA

30/12/2007 - 00:12
Souza Neto
O Lassandro está embolando o meio de campo. Escute-o, mas não se abale muito com as teorias dele sobre a BOLA.



DG

30/12/2007 - 01:12
Dar bola ao Lassandro ?

Não dou não.

Só lhe desejo um FELIZ 2008



CAROLINA Mª PORTO SALSA

30/12/2007 - 01:12
Você diz isso porquê não joga no mesmo time de futebol dele.
Desejar um Feliz 2008, também desejo.



Vicente Lassandro Neto

02/01/2008 - 10:01
Prezados Leitores

Antes de mais nada, com ou sem bola,  que 2008 e os anos seguintes sejam repletos de liberdade, saúde, trabalho, dinheiro e prazeres. Estas são as  cinco palavras mágicas a na ordem de importância, ou seja, liberdade em primeiro lugar pois não há  saúde sem liberdade, trabalho sem saúde, dinheiro sem trabalho e prazeres sem dinheiro.

Caro José.

O planeta Terra, DO PONTO DE VISTA HUMANO,  não vai acabar, o que vai acabar é a vida no planeta Terra. Primeiro a vida vegetal por falta de CO2 e depois a vida animal por falta de vegetal. Temos o seguinte cenário. De um lado, o SOL realizando a fotossíntese e consumindo CO2 da atmosfera. No lado oposto os humanos queimando energia fóssil e liberando CO2.  Como os humanos têm muito menos poder que o SOL, ocorre uma diminuição lenta e gradativa da quantidade  de CO2 na atmosfera, até chegar a ZERO, quando será o fim da vida, na sua forma atual que são os HIDROCARBONETOS. Como a atmosfera vai ficar repleta de Nitrogênio e como a água não vai acabar poderá surgir uma outra forma de vida que seriam os HIDRONITRETOS, ou seja a troca de carbono, que estará todo enterrado na forma de petróleo,  pelo nitrogênio.

Para saber quanto tempo vai durar a vida, na sua atual forma,  seria preciso saber, com exatidão,  qual é a quantidade de CO2 consumida pela plantas terrestres e aquáticas pois a quantidade  de CO2 liberada pela queima de energia fóssil é bem conhecida.

Dividindo-se a quantidade atual de CO2 na atmosfera pela diferença entre o CO2 consumido pelas plantas e o CO2 liberado pela queima de energia fóssil teríamos como resultado o tempo de duração da vida, na sua forma atual.  Minhas estimativas dizem que não passa de 500 anos.

CONTINUA



Vicente Lassandro Neto

02/01/2008 - 10:01
CONTINUAÇÃO

Prezada Carolina e Prezado DG

Meus comentários no site do ambientebrasil deixaram de aparecer,  por falta de tempo. Mesmo assim, não deixava de ler os tópicos das notícias do dia e esta,  destes alunos,  foi a que mais me preocupou pelo modo errado como as coisas são ensinadas motivo pelo qual resolvi fazer meus comentários e ficar contente com o retorno de vocês.

Eu não quero embolar o meio do campo. O que eu quero é  mudar as regras ou leis  do jogo que estão erradas, ou seja, as regras estão em desacordo com as leis naturais que governam a BOLA.

Já escrevi que o que eu escrevo não são teorias minhas, são fatos da natureza que, ainda, não foram entendidos pelos restantes do humanos e que não concordar com o que o Vicente escreve não significa discordar do Vicente mas, sim, da natureza. A decisão é dos senhores.

Quando os senhores examinarem a BOLA com olhos mais agudos, menos contemplativos e sem apelos religiosos ou bíblicos, as conclusões dos senhores serão idênticas às minhas. Mas o que eu gostaria, mesmo de ver, seria o comentários dos alunos e do professor. Estamos no aguardo e mais uma vez  um ótimo 2008 e restantes,  para todos.

Abraços a todos













DG

02/01/2008 - 15:01
Caro Vicente

500 anos é tempo mais que suficiente para que a humanidade não dependa da BOLA (apesar de que pelos meus cálculos - usando as suas hipóteses - ter-se-á mais de 10.000 anos)

Nos próximos anos (poucos), energia deixará de ser problema.

Logo depois, o próprio tempo deixará de ter a atual importância. E consequentemente o espaço.

Novas espécies scientes vão surgir, e aí, quem sabe, poderemos deixar a BOLA rolar conforme a natureza quer.

Bom ano novo. Bom mundo novo.








Vicente Lassandro Neto

07/01/2008 - 08:01
Prezada  Luíza

Não se desvalorize pois a entrada de todas as pessoas é, sempre,  bem-vinda às discussões quer sejam contra  ou  a favor do que está se discutindo. O que não se admite são ironias, agressões. Critique, sempre, com argumentos técnicos e não emocionais.

Quanto ao seu comentário, dizendo que só se divulga aquilo que é determinado por aqueles que estão no poder, NADA MAIS VERDADEIRO.

Os itens 4 e 5 tem o mesmo efeito do item 3, pelos  seguintes motivos:

Como a vida vai acabar por falta de CO2, toda atividade que contribui para o enriquecimento do  CO2 na atmosfera ou reduz a retirada do mesmo  é bem-vinda pois posterga o final da vida na BOLA.

1 - Queimar petróleo lança CO2 na atmosfera.
2 - Ao se cortar uma árvore, ela deixa de existir e assim cessa, por parte da árvore,  a retirada de CO2 da atmosfera.
3 - Queimar a árvore destruída tem o mesmo efeito da queima do petróleo pois lança CO2 na atmosfera.

A Lei da Sobrevivência dos mais aptos só é válida para animais de espécies diferentes. Leão não se alimenta de leão, jacaré não se alimenta de  jacaré e humanos não se alimentam de humanos. Como o egoísmo, associado à ganância,  é uma das piores características dos humanos, a sua preocupação perde o sentido.

CONTINUA



Vicente Lassandro Neto

07/01/2008 - 08:01
CONTINUAÇÃO

Prezado José.

Pela lei da inércia que é a característica dos corpos de permanecerem no estado que estão,  pelo fato da  Terra vagar no vácuo, não há atrito e como o espaço é INFINITO,  a tendência seria que os planetas não se acabem nunca. A vida no planeta vai acabar mas o planeta não.

Embora seja uma curiosidade sua, nada se acrescenta, de prático, à humanidade este conhecimento. Temos de nos preocupar é com a PAZ e a FOME.

A PAZ se extermina com a eliminação do EGOÍSMO e da GANÂNCIA e a FOME com trabalho para todos. Como não há trabalho sem consumo de energia, e como o petróleo não acaba e ele tem energia, só o petróleo, usado sem egoísmo, é que pode acabar com a FOME.

Prezado DG

Resolveu dar bola ao Lassandro ? Vamos lá, é brincadeira.

Do ponto de vista geológico, entre 500 ou 10.000 anos não há a mínima diferença e nós não vamos estar lá para presenciarmos o fim da vida na BOLA.

A humanidade e os demais animais vão, sempre, depender da BOLA pois eles só conseguem viver, naturalmente,  na atmosfera da BOLA.

Energia, face à  INESGOTABILIDADE DO PETRÓLEO, nunca foi e JAMAIS será problema.

Novas  espécies surgem, a cada segundo, enquanto houver CO2 NA ATMOSFERA,  ÁGUA E ENERGIA DO SOL. Quanto à BOLA, ela, sempre,  rolará  segundo a própria natureza, ou segundo a LEI da INÉRCIA, mantendo as mesmas distâncias em relação aos demais planetas do sistema Solar  e às demais galáxias.

Muito obrigado pela atenção e, mais uma vez, abraços a todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.