sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TURISMO EM ITACARÉ?

Na nossa primeira visita a essa cidade, ficamos deveras espantados!  Não positivamente, mas com um sentimento de decepção... Muita decepção!

Claro, depois compreendemos que as delícias que ouvíamos falar da cidade não estão na sua zona urbana, mas nas imediações, na zona rural e costeira.

Dentro do povoamento, pouca coisa serve.  O que se chama "turismo", por lá, não possui o mínimo em estrutura, é pura enganação.

Nessa primeira visita  -  em meados de 2009  -, tivemos enormes dificuldades para encontrar um estabelecimento comercial que aceitasse cartão de crédito. Para o café da manhã, fomos a um dos poucos restaurantes que abrem para esse serviço. Muita precariedade no serviço, tanto pela qualidade dos alimentos, quanto pela pouca higiene.  O café, o leite e o suco estavam servidos em garrafões térmicos de 5 litros, aparentando sujeira por fora, com canecas sem pires e, ao lado de cada recipiente, uma colher "de uso coletivo" para mexer o açúcar/adoçante.  Estávamos em férias, mas só conseguimos ficar apenas 3 dias por lá...

Depois disso, voltamos outras vezes, mas somente para ir às praias... Temos preferido não pernoitar.

Nesta quinta-feira (06/01/2011), estivemos lá com alguns amigos... Fomos à Praia da Ribeira, uma das melhores para quem se faz acompanhar por crianças.  

Mais uma vez... muita decepção. Os preços praticados eram exorbitantes quando comparados com os serviços prestados. Seis meses atrás, na baixa temporada, correspondiam à metade, com as mesmas deficiências: sanitários mal acabados e imundos, atendimento de péssima qualidade, garçons com indumentária e apetrechos de serviço sujos. Tive vontade de fotografar os "panos de bandeja" de alguns desses "profissionais".  Um pano-de-chão é mais apresentável do que os famigerados "paninhos de bandeja" dos garçons das cabanas da Praia da Ribeira (foto).


Insatisfeitos com o que vimos e com o atendimento precário, decidimos voltar para Ilhéus... No caminho, demos aquela paradinha de praxe na Cabana da Empada e degustamos alguns sabores. 

Chegando ao nosso "home sweet home", em Ilhéus, numa reunião de família, decidimos que Itacaré... novamente... só se tivermos como nos hospedarmos em um dos Resorts que são encontrados no meio do caminho, ou quando as coisas melhorarem por lá, na área urbana.

Esse exemplo de "turismo", que é o mais encontrado na nossa região, só serve para afugentar os visitantes.  As pessoas que exploram o turismo na região precisam saber que a melhor propaganda é a que veicula no "boca-a-boca", isto é, a recomendação de quem veio uma vez, gostou, e divulga para amigos e conhecidos. Alguns parecem esquecer que a manutenção de suas atividades  -  especialmente durante a baixa temporada  -, é subsidiada por pessoas da própria região.  O que se verifica é que, ao invés de explorarem o turismo, exploram o turista de fora e os nativos juntos.

Ilhéus e Canavieiras convivem com as mesmas práticas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.