quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A SÍNDROME DO CHOPP ESCURO

Sei que é uma questão de hábito, mas não posso deixar de expressar minha insatisfação. Acabamos de chegar em casa... Estávamos no centro de Ilhéus, eu e a família.  Nós já apelidamos esse tema de "A Síndrome do Chopp Preto". Vou explicar...


Aprendi a gostar de chopp escuro no Rio.  Aliás, cinco entre cada dez cariocas preferem o preto.  Minha mulher aderiu ao escuro depois que saboreou as primeiras calderetas junto comigo. Há onze anos na Bahia, essa é uma das minhas maiores reclamações sobre as preferências locais por bebidas.  Em Ilhéus, são apenas dois os locais onde se pode, de vez em quando, encontrar o chopp escuro.  Em Itabuna, só conheço um.

Hoje, no único lugar onde encontrei o escurinho, ele estava azedo.  Ele fica azedo quando o cilindro é aberto e demora muito tempo para ser consumido.  Não teve jeito.  Devolvemos o chopp. Aí o garçon tenta resolver o "problema" dizendo que tem chopp claro.  Respondemos que não é a mesma coisa... que tomar chopp claro é quase a mesma coisa que beber cerveja.

Em outras ocasiões, as sugestões são as mais estapafúrdias.  Dizem que tem cerveja preta. Até aquela adocicada entra no rol de ofertas.  Coisa de gente que não entende mesmo.  Se ainda fosse uma Black Princess.  A Black Princess é uma cerveja preta tipo Lager, suave e com sabor equilibrado e espuma cremosa.  Começou a ser produzida em 1882 pela Cervejaria Petrópolis, com a chancela do Imperador D. Pedro II.  Sua compra aqui na Bahia só pela Internet, acho.

Bem, voltando ao caso do chopp escuro...  O problema não está somente em Ilhéus ou Itabuna.  Acho que está na Bahia inteira.  Até em Salvador é muito difícil encontrar esse tipo de chopp.  Como disse no início, é uma questão de hábito.  Parece que os baianos não apreciam o chopp escuro, por isso, quando algum bar ou restaurante resolve fazer a diferença ele acaba azedando.

Tem mais... Há gente que fala abobrinha ao afirmar que chopp escuro só se toma no inverno.  Bobagem! Chopp escuro não tem estação do ano.  



Acho que vamos fazer uma campanha pelo chopp escuro aqui em Ilhéus.  Se não der certo, vamos começar a comprar Black Princess pela Net.

Vou finalizar com algumas dicas para os chopeiros:  as calderetas devem ser bem lavadas com água e sabão e enxaguadas em água corrente para retirar toda a sujeira e resíduos, especialmente os de gordura; devem ser resfriadas em água e gelo antes de servir; as primeiras gotas que saem da chopeira devem ser desprezadas; o bico da chopeira e as mãos não deve entrar em contado com o líquido; a caldereta deve ser tocada somente com as pontas dos dedos e na parte inferior; no enchimento a inclinação inicial deve ser de 45 graus;  é preciso deixar o chopp "chorar" para o colarinho ficar cremoso (Chorar é deixar que a espuma transborde pela caldereta até eliminar as bolhas grandes); e, por fim deixar um colarinho de cerca de dois dedos.

Nota:  ainda não sei quanto vamos receber pelo comercial e pelas dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.