quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

BAIANO DEVE TORCER PARA CLUBE DA BAHIA!


Na condição de professor de Educação Física é normal que, em determinados momentos das aulas, o tema Futebol tome o centro dos debates.  Sempre questionei a preferência de boa parte dos baianos pelos clubes do Rio de Janeiro, em detrimento dos nossos, da Bahia.

Quando isso foi tratado durante uma aula, muitos alunos tentaram justificar afirmando que os nossos times são pequenos e sem expressividade.  Disse-lhes então que esse não era um argumento válido, porque o “tamanho” e as conquistas de um clube são, em parte, dependentes do número de torcedores.  Ou seja, quanto maior o número de torcedores, maior o poder do clube, inclusive para contratar melhores jogadores e conseguir um maior número de títulos.  Em última análise, uma torcida numerosa significa dinheiro nos cofres do clube. Mais e mais empresas irão querer ser patrocinadoras e utilizarem as imagens do clube e de seus jogadores mais famosos. Queria, com isso, mostrar-lhes que, para um clube baiano ter expressividade no cenário nacional  será necessário ter um grande número de torcedores.  Disse-lhes que quando nós, baianos, torcemos para clubes de outros estados, estamos, digamos, “colocando a azeitona na empada dos outros” ou, como dizem alguns “regando a horta do vizinho”

A recente contratação do Ronaldinho pelo Flamengo é um bom exemplo do que digo. Claro que o Flamengo deseja que o Ronaldo Gaúcho jogue um pouco de futebol, mas isso não é o essencial.  O essencial mesmo é que ele seja um “bom garoto”. Que tenha um comportamento exemplar como profissional e cidadão. Ronaldinho é, hoje, a “galinha dos ovos de ouro” do Flamengo e das empresas patrocinadoras.
O Flamengo tem mais de 32 milhões de torcedores.  É a maior torcida do mundo. O segundo colocado é o Chivas de Guadalajara (México) com cerca de 30 milhões.



Bem... Vamos lá! Quanto será que o Fla vai receber pelas camisas vendidas  com o nome do jogador nos quatro anos de contrato?  Calculou?  Não? Difícil, né?  Até porque não sabemos quanto o Fla recebe por cada camisa vendida.  O que se sabe é que cada camisa está custando R$ 159,90.  Mas, calculando “por baixo”, digamos que 20% da torcida rubro-negra compre a camisa.  Cerca de 6 milhões e 200 mil pessoas, e que o clube receba R$ 10,00 (acredito que seja muito mais) por cada camisa vendida. Só esse negócio, dá uma “baba” de mais ou menos 64 milhões de reais.  E essa grana é toda do clube.  Considerando que o Flamengo só deverá pagar uma parte do salário do jogador  -  cerca de 400 mil por mês  -, o custo do Ronaldinho nos quatro anos será de cerca de 20 milhões.  E de onde vai sair o restante da “bufunfa” que o jogador recebe?  Perguntarão alguns.  Dos patrocinadores, claro.  E uma parte dessa grana dos patrocinadores também entra nos cofres do Flamengo.

É sabido que a Traffic, empresa que utilizará a imagem do Ronaldinho,  pagará ao Flamengo 21 milhões por ano. Eu disse, 21 milhões por ano, mais do que o clube pagará ao jogador no mesmo período!  O Flamengo já acertou com três empresas que pagarão outra parte do salário de Ronaldinho Gaúcho:  a montadora Volkswagen, a CCR, empresa que detém a concessão de diversas estradas paulistas, e uma subsidiária da Petrobrás utilizarão a imagem do jogador em comerciais como contrapartida pelo investimento.

Viram a importância de ter uma grande torcida?  Mesmo que Ronaldinho resolva se transformar num segundo Romário   – jogador que quando foi trazido de volta para o Brasil pelo próprio Mengo, caiu nas noitadas cariocas e envolveu-se em muita confusão, fazendo os patrocinadores caírem fora   –, ainda assim o clube sairá lucrando.

É por isso que vou morrer defendendo a tese de que baiano tem que torcer por clube da Bahia. Seja  Colo-Colo, Itabuna, Vitória, Bahia ou outro qualquer, desde que seja da Bahia! 

Souza Neto  -  Baiano e torcedor do Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.