quarta-feira, 4 de maio de 2011

PEPÊ - O MENINO DO RIO

Em postagens anteriores, escrevi um pouco a respeito da minha fixação pela Barra da Tijuca (Rio).  Minhas primeiras incursões pela Barra ocorreram no final dos anos 60 e duraram mais de 30, quando deixei o Rio, em 99. 

Naquela época, a Barra ainda não era o mega-bairro de hoje.  O Pepê (Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes) era um ilustre desconhecido, embora já se aventurasse nas manobras do surf nas praias da Barra e do Arpoador.

Pepê aos 14 anos, durante campeonato 
        mirim de surf em Ubatuba SP
Pepê era o típico carioca que sabia curtir muito bem tudo aquilo que o Rio oferece de  bom. 
    Pioneiro na tendência dos sanduíches naturais

Foi músico, surfista, cavaleiro (hipismo), piloto de vôo livre (asa delta) e micro-empresário.  Há uma célebre frase dita pelo Pepê em razão das impressões que tinha dos vôos livres que fazia sobre a Floresta da Tijuca, a Barra, a Joatinga, São Conrado, Arpoador e Copa: 


“Cada vez que eu vôo, dou graças a Deus por ser carioca”

No dia 4 de abril de 2011, fez 20 anos que o Pepê faleceu em um acidente no Japão, quando tentava o bi-campeonato mundial de vôo de Asa Delta.

Depois de sua morte, um trecho da Barra da Tijuca foi batizado com o seu nome:  a Praia do Pepê.  Local onde ficava (ainda fica) seu quiosque (cabana) de bebidas e sanduíches naturais  -  a Barraca do Pepê.  Depois da padronização dos quiosques da Barra, o do Pepê foi o único que permaneceu do jeito que era antes:  de madeira.


A Praia do Pepê, na Barra, é o lugar onde se pode encontrar o maior número de gente bonita por metro quadrado, no Rio.  É, também, onde se encontra o maior número de quadras de areia (volei, futvolei, etc) e esportistas de praia.

No vídeo abaixo, vamos relembrar o Pepê com seu estilo jovial e bem articulado de "Menino do Rio". São imagens do esportista  sobrevoando a Floresta da Tijuca e praias da orla carioca da Zona Oeste e Sul e dando uma entrevista.

Numa parte do vídeo pode-se ver o Pepê preparando-se para uma decolagem, na Rampa da Pedra Bonita (Parque Nacional da Tijuca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.