Já houve momentos em que pensei diferente sobre esse assunto. Julgava que era por falta de identidade, bocozice ou coisas do gênero.
Depois que voltei à Bahia, passei a entender melhor essa preferência que beira a imbecilidade e chega a ser vergonhosa para todos nós nordestinos.
Hoje, aconteceu em Pituaçu... Milhares de baianos fantasiados com roupas, bandeiras e símbolos de um clube de futebol do Rio de Janeiro e torcendo contra um time de seu próprio estado!
Lambreta de Baiano |
Não se vê isso no Sul e no Sudeste. Lá, eles só gostam e defendem com unhas e dentes o que é deles, nunca o de fora, de outros estados!
Na imagem ao lado, o carioca enxerga "um baiano pilotando uma lambreta". Esta é apenas uma das formas de menosprezar os baianos!
Observando os cariocas, com os quais convivi por mais de 30 anos ininterruptos, aprendi a gostar das coisas do meu estado - a Bahia.
Gelo Baiano |
Na imagem ao lado, os cariocas enxergam um "gelo baiano". É mais uma forma de desprezo aos baianos.
Mesmo sendo ferrenho torcedor do Bahia, também torcia pelo Vitória quando ia vê-lo jogar contra os times do Rio. Naquele momento, o Vitória estava representado a Bahia!
Acima, disse que hoje penso diferente e já não utilizo adjetivos como bocós nem atribuo isso à falta de identidade. O problema está mesmo é na falta de discernimento e de senso crítico; condições que são adquiridas com uma educação capaz de promover a autonomia e a cidadania plena dos indivíduos. Isto ainda não ocorre na Bahia.
Ora, num estado que é campeão em analfabetismo, não se pode exigir muito de seus habitantes...
Por mais potencialidades que possua esse ente federativo, seu desenvolvimento fica comprometido. Há pouco discernimento, pouca compreensão para o entendimento de que se faz preciso valorizar o que é nosso, da nossa cidade, do nosso estado!
Por isso, como disse, hoje entendo um pouco mais essa situação... Entretanto, continuo lutando no sentido de promover alguma mudança.
Esta crítica é feita com essa finalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.