domingo, 29 de maio de 2011

SER BAIANO É GOSTAR E TORCER PELO QUE É DA BAHIA!

Já houve momentos em que pensei diferente sobre esse assunto.  Julgava que era por falta de identidade, bocozice ou coisas do gênero.

Depois que voltei à Bahia, passei a entender melhor essa preferência que beira a imbecilidade e chega a ser vergonhosa para todos nós nordestinos.

Hoje, aconteceu em Pituaçu... Milhares de baianos fantasiados com roupas, bandeiras e símbolos de um clube de futebol do Rio de Janeiro e torcendo contra um time de seu próprio estado!

Lambreta de Baiano
Não se vê isso no Sul e no Sudeste.  Lá, eles só gostam e defendem com unhas e dentes o que é deles, nunca o de fora, de outros estados!

Na imagem ao lado, o carioca enxerga "um baiano pilotando uma lambreta". Esta é apenas uma das formas de menosprezar os baianos!

Observando os cariocas, com os quais convivi por mais de 30 anos ininterruptos, aprendi a gostar das coisas do meu estado  -  a Bahia.
Gelo Baiano
Na imagem ao lado, os cariocas enxergam um "gelo baiano". É mais uma forma de desprezo aos baianos.

Mesmo sendo ferrenho torcedor do Bahia, também torcia pelo Vitória quando ia vê-lo jogar contra os times do Rio.  Naquele momento, o Vitória estava representado a Bahia!

Acima, disse que hoje penso diferente e já não utilizo adjetivos como bocós nem atribuo isso à falta de identidade.  O problema está mesmo é na falta de discernimento e de senso crítico; condições que são adquiridas com uma educação capaz de promover a autonomia e a cidadania plena dos indivíduos. Isto ainda não ocorre na Bahia.

Ora, num estado que é campeão em analfabetismo, não se pode exigir muito de seus habitantes... 

Por mais potencialidades que possua esse ente federativo, seu desenvolvimento fica comprometido. Há pouco discernimento, pouca compreensão para o entendimento de que se faz preciso valorizar o que é nosso, da nossa cidade, do nosso estado!

Por isso, como disse, hoje entendo um  pouco mais essa situação... Entretanto, continuo lutando no sentido de promover alguma mudança.

Esta crítica é feita com essa finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.