domingo, 22 de maio de 2011

ESSES CARAS SÃO DEMAIS!

Ia passando ali pelo cafezinho do teatro, quando uma cena inusitada me chama a atenção. Juntos, dividindo o mesmo espaço: Sófocles, Timeus, Fiácrio, Hisíodo, Cleômedes e Chilon.

Um momento raríssimo!  Com minha humildade, fui me aproximando daqueles raríssimos espécimes de Homo Sapiens, ainda encarcerados na cela material deste planeta.  Não deve ser por resgate, mas sim, por missão, pensei.

Antes que percebessem minha presença, escutei um deles exclamando de forma indignada: "São uns imbecis, uns otários!"  Causava-me surpresa ouvir palavras tão duras vindas daqueles homens.

Quando notou minha presença, Sófocles exclamou: "Alethea! Você por aqui!"

- Olá, amigos!  respondi e fui chegando...

- Que surpresa! - disse Fiácrio.

- Surpreso estou eu!  - fui dizendo.  - Jamais imaginei que pudesse um dia ver tantos sábios reunidos!

- Menos Alethea, menos! - retrucou Hesíodo.

- Surpresa ainda maior foi ter ouvido o que ouvi...  -  todos permaneceram em silêncio aguardando que eu concluísse meu raciocínio.

- Sim...  - prossegui - Ouvi palavras duras e pronunciadas com muita indignação!  O que está acontecendo?  - perguntei.

- Ah! - apartou Cleômedes  - Estávamos falando daqueles que estão mergulhados nas drogas.  Antes se fumava cachimbo, cigarro ou sari, hoje a imbecilidade está levando alguns a "fumarem pedras"...

- ...E ainda pagam pra isso!  - completou Chilon.

- É... eu sei...  - assenti.

- Olha como esses caras são otários! - disse Cleômedes.  - Pagam para encurtar a própria vida, pra viver menos...!

- E ainda contribuem para o enriquecimento e a manutenção de uma atividade que promove a violência.  - acrescentou Sófocles.

- Mas, isso é normal...

- O quê?  Normal? Vindo de você eu nem acredito no que estou ouvindo, Timeus! - ousei.

- Calma Alethea!  Eu explico... Tudo o que existe tem o seu oposto, não é verdade?  - todos concordaram  - Pois é, os vigaristas só existem e sobrevivem porque os otários estão por aí... Se não houvesse otários, os vigaristas sumiriam do mapa! Do mesmo modo ocorre com o tráfico de drogas...  os usuários são os otários e responsáveis por eles existirem! -  concluiu Timeus.

Notei um ar de concordância e meneios de cabeça indicando que todos estavam com Timeus.

Quem seria eu a discordar de tão alta e sábia corte!?

Apenas perguntei:

- Então, vocês acham que no dia em que não houver mais usuários de drogas, os traficantes também irão desaparecer?

- Claro!  -  um côro de vozes ressoou à minha volta.

- Mas, será necessário que os otários compreendam que estão se comportando como otários: jogando dinheiro fora, fomentando a violência, encurtando a vida, infelicitando os entes queridos...  -  completou Hesíodo.

- Precisamos, sobretudo, acreditar que esse estado de caos é momentâneo... que, apesar de não parecer, estamos evoluindo! - disse Chilon, com otimismo.

- Temos todos que nutrir e pregar os sentimentos predominantes no nosso amigo Elpídio para que a sociedade consiga galgar o mesmo estágio alcançado por Daros! É essa a finalidade de estarmos aqui, no "vale de lágrimas"!  - completou Cleômedes.

Mais uma vez, percebi meneios de cabeça, indicando que todos eram unânimes com essas últimas observações.

- É... quem sou eu pra discordar! -  Disse. 

Dei um abraço em todos e fui saindo... Não é todo dia que se pode encontrar tantos sábios juntos e, com eles, partilhar opiniões...

Em Alécia, especialmente, momentos como esse são muito raros. Os alecianos preferem a submissão às "qualidades" e atitudes de Creusa e Anacreonte. Apresentam as lacunas mentais de Anésio e a embriaguês de Baco.

Souza Neto

2 comentários:

Álvaro Vinícius de Souza Coêlho "Degas" disse...

Agora é a minha vez de lhe repetir as palavras: gostaria de ter escrito algo parecido.

Muito bom!

Souza Neto disse...

Para Degas

Você tem escrito coisas mais importantes. O seu e-mail ao Jô Soares está aí pra comprovar!

O Blog é um brinquedinho que escolhi para usar nas horas de ócio. Ao mesmo tempo que se vai brincando, planta-se uma semente aqui, outra ali.

Mais ou menos como faço nas minhas aulas... Sou professor de Educação Física... vou usando o lazer, o ludismo, para atingir outros objetivos.

Às vezes não controlo a ansiedade em mostrar um pouco do tempo (30 anos) que passei nas fileiras do CFN, e começo a postar abobrinhas, como a última, ontem.

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.