quinta-feira, 17 de março de 2011

VAI DAR TEMPO?


Parece brincadeira!  O Conselho de Segurança das Nações Unidas levou uma eternidade para aprovar uma medida que deveria estar sendo adotada desde o primeiro momento em que as tropas de Kadhafi começaram suas investidas sangrentas contra os insurgentes e civis.

Será que norteamericanos, ingleses, franceses e árabes vão conseguir mobilizar forças para cumprirem a decisão antes que Kadhafi retome o último grande reduto dos opositores, que é a cidade de Benghazi?  A entrada em Benghazi pelas tropas de Kadhafi foi prometida para as próximas 24 horas.  Depois disso, qual a eficácia de uma exclusão aérea, quando as tropas já estarão controlando a área terrestre?

Eis a matéria do G1:

ONU aprova 'todas as medidas necessárias' para lidar com a Líbia

Resolução foi aprovada por 10 dos 15 membros do Conselho de Segurança.
Brasil, China, Rússia, India e Alemanha se abstiveram de votar.

Do G1, com agência internacionais
 
O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou nesta quinta-feira (17) a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia e a adoção de "todas as medidas necessárias" para proteger civis contra as forças do governo Muammar Kadhafi, o que na prática autoriza ações militares.
A resolução foi aprovada por dez dos 15 membros do conselho. Brasil, China, Rússia, India e Alemanha se abstiveram. Não houve votos contrários à medida, que era defendida por França, Inglaterra, Líbano e os Estados Unidos.
Membros do Conselho de Segurança durante votação da resolução, na sede da ONU, em Nova York, nesta quinta (Foto: Jessica Rinaldi / Reuters)Membros do Conselho de Segurança durante votação da resolução, na sede da ONU, em Nova York, nesta quinta (Foto: Jessica Rinaldi / Reuters)

O anúncio foi recebido com comemoração por milhares de manifestantes antigoverno na cidade de Benghazi, segunda maior cidade líbia que se tornou o reduto da oposição a Kadhafi.
A medida foi saudada com fogos de artifício, gritos e tiros para o ar, segundo a TV árabe Al Jazeera. Nesta quinta, o ditador anunciou que anunciou que as forças governamentais atacariam a cidade na noite desta quinta. O ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, advertiu que não há muito tempo para interveir. "Pode ser uma questão de horas". (...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.