quinta-feira, 3 de março de 2011

REMANDO CONTRA A MARÉ...

Artigo que li hoje no Blog "Guarda EMBAIXO"  (http://guardaembaixo.com.br/), sob o título "Ilhéus, Vila Olímpica", assinado por Rúbia Carvalho, advogada e colunista do portal Brasil Vitrine, me fez criar coragem para para publicar a matéria que segue. Encontrava-se em fase de rascunho e eu não nutria expectativas positivas de seus efeitos. De qualquer modo, aí está!

O título escolhido poderia ser outro, mas este  - "REMANDO CONTRA A MARÉ..."  - é o que melhor exprime a situação em que me encontro: ensinando Atletismo na Bahia.

Sou professor de escola pública em Ilhéus. Uma escola que tem uma Seção de Educação Física composta de 10 professores para essa Disciplina. Em 2010, na elaboração do nosso planejamento, decidimos oferecer aos alunos mais uma modalidade desportiva: Atletismo. 

Até então, trabalhávamos com Voleibol, Basquetebol, Handebol, Fustsal, Futebol, Judô, Natação, Capoeira, Xadrez e Educação Física Escolar específica. Dentre os professores da Disciplina, fui sondado e aceitei o desafio de introduzir o Atletismo na escola. Tinha pleno conhecimento das dificuldades que iria encontrar em razão das limitações em equipamentos e espaços apropriados.

No decorrer do ano (2010), a escola adquiriu  determinados equipamentos solicitados por mim e passei a improvisar alguns espaços para as aulas práticas.

Vou mostrar um pouco do que temos e nossas limitações:

Suportes e Sarrafo para Salto em Altura

Para o Salto em Altura, pagamos pela confecção de dois suportes em metalon e compramos o sarrafo de 4 metros em loja especializada. (Foto ao lado).

Com esse material, os alunos só podem executar saltos em estilos ultrapassados, como: Tesoura, Rã e Rolo.

Para a execução de saltos no estilo "Flop" (Fosbury), que é o hoje utilizado, é necessário um Colchão Macio.
O Salto Flop

Ao lado, a imagem do salto Flop.  A aterrisagem do saltador é feita de costas.

Abaixo a imagem de um Colchão Macio.
Colchão Macio para saltos

 Ao longo de 2010, também, foi possível a aquisição dos equipamentos abaixo:

Discos
Pesos

Trena aberta com 50m
Um Bloco de Partida de Treinamento
Uma Barreira de Treinamento
Nosso espaço para Salto em Distância e Triplo era improvisado. Com a ajuda dos alunos, conseguimos limpar uma área no interior da escola e fazer uma Pista de Corrida e uma Caixa de Queda. Entretanto, durante o período de férias, nossa "Pista de Saltos" ficou no estado que se vê na imagem:  a caixa de queda compactada e a pista tomada pelo mato.
Caixa de Queda (improvisada)
A imagem abaixo,  mostra como ficou a Pista de Corrida para Saltos depois das férias escolares.  Estamos promovendo a limpeza e recuperação desse espaço.
Local onde ficava a Pista de Corrida para Salto em Distância e Triplo
Para melhorar as condições dessa área e de outras utilizadas para o Salto em Altura e os Arremessos de Peso e Disco, precisamos de ajuda. Nossa necessidade inicial é de 5 caçambas de barro, 5 de pó de pedra e 5 de areia média.  Além de uma (1) caçamba de areia grossa para a Caixa de Queda.

No que se refere a equipamentos, são necessários: um (1) colchão macio para salto em altura, quatro (4) barreiras, um kit de barreirinhas com dez (10) unidades, três (3) blocos de partida reguláveis, um (1) peso de 5kg, e um (1) kit com seis (6) bastões de revezamento.

As aulas de Corridas são feitas nas ruas da Sapetinga. Inadequadas pelo seu revestimento em paralelepípedos. Meu propósito é levar as aulas de Atletismo para o Estádio Mário Pessoa e, a partir daí, elaborar um projeto com a ampliação das atividades, disponibilizando-as para os estudantes de toda a rede pública e privada de Ilhéus.

ATENÇÃO!  NÃO ACEITAMOS AJUDA EM DINHEIRO!  

Em casos de dúvidas sobre os equipamentos, ofereço orientação técnica por intermédio dos contatos disponibilizados.

Qualquer pessoa física ou jurídica que deseje ajudar, poderá utilizar um dos seguintes contatos:
  
E-mails - souzanetojas@gmail.com  ou netojas@bol.com.br 
Fone: (73) 8858-4810 (professor Souza Neto).

Solicito aos amigos blogueiros que me ajudem nessa empreitada replicando este artigo em seus blogs ou sugerindo o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.