quinta-feira, 24 de março de 2011

IMITAÇÃO BARATA

Nossos irmãos portugueses gostam deste provérbio:  

"Quem o alheio veste, na praça o despe."

O nosso "Colo-Colo" de Ilhéus enquadra-se nesse caso.  O clube, a exemplo de alguns outros do Nordeste, tomou emprestada a identidade de uma agremiação desportiva do Chile.  Uma imitação barata e de muita falta de imaginação.
Tinham à disposição  -  seus fundadores  -  um leque de nomes bonitos e expressivos relacionados à belíssima região ilheense.  São tantas as opções...  Mas, prefiro citar apenas uma: ILHÉUS.  Poderia ser "Ilhéus Futebol Clube" ou qualquer outra denominação que trouxesse o nome da cidade, de um bairro ou de um recanto de nossa esplendorosa geografia.

O nome da agremiação chilena é "Club Social y Deportivo Colo-Colo"; o nosso é "Colo-Colo de Futebol e Regatas", nome que sugere a existência de atuação do clube nas atividades de Remo. No entanto, nem barcos, nem remadores, nem raia, nem estádio de remo, são vistos na cidade.  Parece que os criadores acharam bonito o "Regatas" do Botafogo, Flamengo, Vasco e São Cristovão, que são clubes cariocas com atuação no Remo, por isso a denominação.

Desafio qualquer um a me apresentar um "clube de imitação" que tenha dado certo.  E a Bahia é riquíssima nesse artifício.  Temos equipes com "apelidos" de clubes do Rio de Janeiro e até de São Paulo.  

É muita falta de imaginação!  

Penso que o Colo-Colo "de Ilhéus" precisa de uma repaginada, incluindo uma análise do nome e uma modernização em sua administração, pois, pois... como bem dizem nossos irmãos portugueses:

"Quem o alheio veste, na praça o despe."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.