domingo, 23 de outubro de 2011

E DAÍ???


VAZAMENTO DA REDAÇÃO DO ENEM 2011

  

LEIA MATÉRIA
















E AGORA???

NÃO, NÃO É  "E AGORA?"... É "E DAÍ!?"  QUE DIFERENÇA FAZ?

Com mais de 10 anos no metiê da Educação, posso dizer que os temas das redações para alunos do Ensino Médio podem ser divulgados até com um ano de antecedência que não faz diferença.

A grande maioria não domina a Língua Portuguesa, não conhece e nem sabe aplicar a técnica redacional para dissertações. 

É assustador o número dos que nada lêem e só escrevem no "Internetês".

O único aspecto que poderia ser melhorado com a divulgação prévia dos temas seria a possibilidade de se aprofundar os conhecimentos sobre eles.

Isso seria positivo, pois compeliria os estudantes e buscar maior e melhor conhecimento dos temas elencados.

Vazando
Que tal o MEC e as Universidades "deixarem vazar" uma lista de 100 ou 200 temas  - com o mesmo grau de complexidade  -, um ano antes de seus processos seletivos?  

Por conta desse "vazamento", os jovens estudantes seriam obrigados a pesquisar e a ler um pouco mais; o que quase não fazem!

Nesse caso, o escolha do tema seria feita por sorteio  - com a presença de aplicadores, fiscais e alunos -, momentos antes do início das provas. Em cada escola designada para a aplicação do ENEM, os temas poderiam ser diferentes.


O que preocupa mesmo é a fraude! Tem gente "ganhando" dinheiro com essa prática ilícita!


A divulgação prévia evitaria novas fraudes, pelo menos da Redação.

Um comentário:

O ARÍETE disse...

Tudo não passou de uma grande mentira! Acabo de conversar com uma pessoa que fez a prova do ENEM. O tema da dissertação versava sobre a a importância das "mídias sociais" proporcionadas pela Internet.

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.