sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A ILHA DE TRINDADE


Já falei desse assunto em postagem anterior. Mas, ao encontrar novas imagens por intermédio do Google Earth 6, decidi fazer uma complementação. 

NApOc Ary Rongel

No primeiro artigo, comentei a saída do Rio de Janeiro com destino à Ilha de Trindade
na tarde do dia 06 de agosto de 1998, a bordo do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H-44) (foto), chegando a Trindade no dia 09 do mesmo mês, tendo navegado mais de 900 milhas em 3 dias de mar. Na ocasião, escrevi que foi uma das melhores missões que a Marinha do Brasil me atribuiu, quando da designação para chefiar o Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade (POIT).

Trindade é um misto de beleza e espanto. Noventa por cento de sua superfície é constituída de lava vulcânica. Seus rochedos não são consistentes e podem esfarelar-se ao contato com os pés e as mãos. Por essa razão, é necessário muito cuidado nas escaladas. É território brasileiro e fica a cerca de um terço da distância entre nosso país e a África (Cidade do Cabo).  Na verdade Trindade é o ponto mais alto de uma cadeia de montanhas submarinas que se estende desde a nossa plataforma continental,  nas proximidades de Vitória (ES), e vai até a Ilha de Martin Vaz.  

 

Veja as imagens do Google Earth.

Distância do Rio - 1.200 Km  -  Imagem do Google Earth
 
Trindade  -  Imagem do Google Earth

Trindade e Martin Vaz  -  Google Earth
Nos períodos de folga, o lazer dos marinheiros pode ser o banho em uma das muitas Piscinas naturais que existem na Ilha.

                                                                     Pico Pão de Açucar                                                                    A escalada também está na lista das opções de lazer.


Base - POIT



Praia do M


A pescaria é outro lazer na Ilha.  Pode ser de linha ou mergulho.   Existem normas estabelecidas pela Marinha no que tange à quantidade de pescado que pode ser retirada do mar e quanto à segurança nessa atividade.  Aliás, a segurança é tão importante em Trindade que se transforma em uma obsessão para o Comandante durante os quatro meses da Missão. Uma evacuação médica é custosa, complexa e demorada.  Um acidente nessas circunstâncias pode ser fatal.


        Uma pesquisadora do Projeto TAMAR na Praia das Tartarugas.                                 
Mulheres só são vistas na Ilha de 2 em 2 meses, quando ocorre a Faina de Reabastecimento e a  troca de metade da tripulação.  Pesquisadores (as) podem ser autorizados (as) pela Marinha a participarem das viagens de Reabastecimento, no entanto, suas permanências na Ilha é pelo tempo que dura a faina de reabastecimento (2 ou 3 dias).





Túnel   -  Muitas estórias foram inventadas pelos Marinheiros sobre o Túnel.  Uma delas é que alguém teria mergulhado e desaparecido.  No Histórico da Ilha não consta registro desse acontecimento.

Estação Meteorológica

Piscina Natural
Vista das Praias dos Portugueses e da Calheta  -  As instalações do Posto Oceanográfico ficam neste lado da Ilha.  -  Alojamentos, Enfermaria, Casa do Comando, Paiol de Gêneros, Paiol do Mestre, Estação Rádio, Usina, Sala de Musculação, Estação de Tratamento de Água, Oficina Metalúrgica, Estação Meteorológica, Heliponto, Quadra e Campo de Futebol.

Vista Aérea de Trindade  -  Praia das Tartarugas em destaque.
Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry

No decorrer dos 4 meses comandando o POIT, cumprimos a Missão de Coleta e Transmissão de Dados Meteorológicos e Maregráficos, Controle da Navegação e, principalmente, Ocupação e Defesa de Área do Território Brasileiro. Em 7 de dezembro de 1998, passei o  Cargo de Chefe do Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade (POIT) a um grande amigo  -  o Comandante Prado. No mesmo dia, embarquei no Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry (foto), para retornar ao Rio de Janeiro.

T
m

Em 10 de dezembro, cheguei ao Rio e ao convívio dos  familiares e amigos. Pode-se dizer que "a vida voltou ao normal". 

Finalizo, congratulando-me com todos os Marinheiros e Fuzileiros Navais "Poitianos". Exorto-os ao cumprimento pleno das Missões atribuídas pela Marinha do Brasil na defesa dos interesses nacionais. 

Trindade é uma dessas Missões!

Souza Neto  -  Capitão-de-Corveta (T-Rm1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.