segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CADÊ A PONTE!?

Colados em párachoques e tampas de malas de automóveis, tenho lido o reclame dos ilheenses cobrando dos governantes uma nova ponte na cidade.

Peguei este desenho na Net só pra ilustrar.

Já li dois tipos de adesivos.  Um diz "CADÊ A PONTE?"; outro "CADÊ A PONTE DO PONTAL?"


Faço coro com os que dizem "CADÊ A PONTE?".

Com os que dizem "CADÊ A PONTE DO PONTAL?, NÃO!

O Pontal já tem uma Ponte!  E não precisa de outra!  Ou melhor, outra ponte ligando o Centro ao Pontal de nada serviria.  Outros gargalos permaneceriam a dificultar o tráfego.  

Passando pelo Pontal,  nem um elevado cruzando todo o bairro, por cima, resolveria o problema!  

Tem o aeroporto...! tem os hotéis e outras construções no início da BA-001 (Ilhéus-Canavieiras)! Tem também os finais de semana de sol nas praias urbanas da Zona Sul!

Por isso, nem ponte ligando algum lugar ao Pontal, nem ligando o Pontal a lugar algum!

A ponte tão sonhada deve ser capaz de tirar da zona urbana da cidade o tráfego da BR-415 (Ilhéus-Itabuna) e da BA-001 (Itacaré/Uruçuca-Ilhéus-Canavieiras), que não se destina aos bairros centrais nem ao Pontal.

Exigiria a construção de vias marginais que levassem todo esse tráfego para fora da cidade. 

Essas marginais conectariam a BR-415 com a BA-001 fora do Centro, possivelmente no trecho entre o Vilela e o Banco da Vitória.

A Marginal Norte ligaria a 415 ao Trevo do Pólo Industrial e, consequentemente ao trecho da 001-Uruçuca/Itacaré.

A Marginal Sul, ligando-se à 415 por ponte sobre o Cachoeira (esse é o lugar da próxima Ponte) e seguiria na direção de Olivença/Canavieiras, terminando no Cururupe, onde faria junção com a BA-001.

O trecho de praias por onde hoje passa parte da BA-001 (São Francisco, Jardim Atlântico, Milionários...) seria transformado numa bela avenida à beira-mar.

Depois dessa Ponte e das Vias Marginais sugeridas, dou-me por satisfeito!

Aí, quem ainda quiser outras pontes ligando o Pontal a qualquer lugar, que continue pedindo!

Que se construam 200 pontes!  Se não houver essa que está sendo sugerida, juntamente com suas vias marginais, não vão resolver!

Ainda que acabem com o Aeroporto...!

Pelo Pontal não resolve!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.