terça-feira, 12 de abril de 2011

"CTRL+C / CTRL+V " NO BLOG DO DEGAS

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ir para Aritaguá

A recente decisão do governo da Bahia, alterando o local da instalação do Complexo Intermodal, foi largamente comemorada pelo grupo que se opõe ao empreendimento. De seu lado, os que apóiam o Porto Sul alegam que nada mudou na prática, e que nenhuma grande diferença fará a decisão do governo. Defendem que o evento não foi uma derrota para as pessoas de Ilhéus, que aguardam a execução do projeto.

Mas foi. Não adianta tapar o sol com a peneira.

O Complexo Intermodal segue sendo a única alternativa concreta para retirar esta cada vez mais pobre região ex-cacaueira da crise econômica em que se encontra. Ilhéus precisa do Porto, haja vista o decrescimento constante de sua população, a insuficiência crescente de sua arrecadação e a total estagnação econômica que a cidade vive.

Infelizmente ocorre que a vontade das pessoas, a necessidade da região e as carências da cidade não mudam os fatos: o Complexo Intermodal sofreu um duríssimo golpe.

Porque a mudança requererá novas análises. E os que são contrários certamente carregarão novamente suas armas, agora ainda mais animados com a vitória momentânea, e voltarão artilharia cerrada contra a instalação do Complexo em Aritaguá.

Bem como, aliás, qualquer outro ponto do litoral ilheense.

Os prejuízos não são apenas no prazo e nos custos da obra. Há uma grande perda política, que com certeza será muito eficientemente capitalizada pelo grupo que se opõe ao Complexo. Eles já mostraram que jogam muito bem nos bastidores da Imprensa e da Política.

Daqui de Ilhéus não se vê o alcance das ações contrárias ao projeto. Porque esse jogo está sendo jogado em São Paulo, com ONGs de fora da região Sul da Bahia, no Rio de Janeiro, em conjunto com os bastidores da grande imprensa nacional, e em Brasília, junto à classe política.

Daqui da cidade de São Jorge o horizonte é finito. A vista dá conta de que o Complexo virá, é uma realidade iminente. Todavia, lá fora, de onde se tenta impor, com mão de ferro, uma decisão contra a vontade das pessoas daqui, a impressão é bem outra.

Os que desejam ver o Complexo se tornar realidade que se cuidem. E se movam.

O jogo não está decidido ainda, mas o Rei está em xeque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.