Instrução de tiro real com Leopard 1A5BR no moderno polígono de tiro.
Campo de Instrução do Barro Vermelho, do 4º RCC em Rosário do Sul -
Foto: Ricardo Fan
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1.INTRODUÇÃO
O preparo das Forças Armadas para exercer sua atividade-fim, a defesa
da pátria, é inquestionavelmente sua atividade mais importante, tanto
na paz como na guerra. Uma vez definidos os meios com os quais as Forças
vão atuar, por meio da Estratégia Genética, é necessário que as forças
recebam um treinamento adequado para fazer frente às ameaças, por meio
da Estratégia de Emprego, adequada às Hipóteses de Emprego que a nação
define.
A qualidade do preparo é diretamente proporcional à qualidade dos meios
empregados no preparo, non multa sed multum[1]. Possuir Centros de
Adestramento, com modernos meios de simulação, pode proporcionar um
salto estratégico no preparo das Forças Armadas Brasileiras. Este artigo
pretende discorrer sobre este moderno conceito, e apontar algumas
linhas gerais para sua criação.
2. A SIMULAÇÃO DE COMBATE
Simulador do Leopard 1A5br no CIBld - Foto: Sd Robson |
A atuação das Forças Armadas em conjunto passa necessariamente por um
adestramento eficaz de cada uma das forças componentes. Para realizá-lo
de forma eficiente com os recursos que são cada vez mais escassos, as
Forças acabam por priorizar determinadas unidades ou grupos de unidades,
fazendo com que todo o restante da tropa esteja em uma função
secundária ou mesmo não recebam um adestramento adequado.
Os resultados são desastrosos: tropa mal treinada, desmotivada e,
frequentemente, desvio da atividade-fim para outras tarefas, aumentando o
risco de que, caso a nação necessite, não possa dispor dos meios
adequados à sua defesa.
Se o treinamento de cada Força componente fica prejudicado, que dirá o
adestramento conjunto: este passa a receber uma baixa prioridade. Cada
Força passa empregar todos os recursos disponibilizados para capacitar
adequadamente seus próprios meios, e o treinamento em Conjunto passa a
ser feito somente em ocasiões pontuais, como demonstrações ou manobras
curtas, sem que, com isso, ocorra a necessária interação entre as
Forças.
Para vencer estas dificuldades, o uso da simulação de combate vem
avançando nas três forças no decorrer dos últimos anos. Cada uma das
Forças componentes já possuem meios de simulação e já os realizam em
suas três vertentes, a saber:
- SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA, que envolve tropas e elementos simulados,
operando sistemas simulados, controlados por pessoas reais, normalmente
numa situação de comandos constituídos. Também conhecida pela designação
de “jogos-de-guerra”. A ênfase dessa modalidade é a interação entre
pessoas, divididas em forças oponentes que se enfrentam sob o controle
de uma direção de exercício.
- SIMULAÇÃO VIRTUAL, modalidade de simulação na qual são envolvidas
pessoas reais, operando sistemas simulados, ou gerados por computador.
Enquadram-se entre os simuladores virtuais, os simuladores de
procedimentos[3], os treinadores virtuais[4] e os simuladores virtuais
táticos[5].
Enquanto os simuladores de procedimentos têm como foco a interação
homem-máquina, logo indicados ao treinamento de nível individual, os
simuladores virtuais táticos visam o aprendizado, treinamento ou
experimentação de situações cujo enfoque está nas interações com o
ambiente e na coordenação entre as forças presentes, portanto, adequado
aos escalões mais elementares (até nível subunidade) da força.
Por sua vez, os treinadores virtuais oferecem excelentes condições para
interação homem-máquina-ambiente, assim, são os dispositivos que estão
no meio do “continuum” entre os demais simuladores.
- SIMULAÇÃO VIVA, modalidade na qual são envolvidas pessoas reais,
operando sistemas reais (armamentos, equipamentos, viaturas e aeronaves
de dotação), no mundo real, com o apoio de sensores, dispositivos
apontadores “laser” e outros instrumentos que permitem acompanhar o
elemento e simular os efeitos dos engajamentos.
Simulador do Leopard 1A5br no CIBld - Foto: Sd Robson |
Os Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET) são os mais
proeminentes desta categoria. Este tipo de simulação é a que está mais
próxima da realidade, dado que um mínimo de recursos é simulado. No
entanto, para reproduzir situações verossímeis, é necessário que haja
atores de diferentes naturezas participando do exercício de simulação
viva, o que requer, por exemplo, dispositivos que possibilitem a
reprodução e interação entre todos os sistemas de armas dos elementos de
manobra, e não apenas algum deles.
São óbvios os benefícios trazidos pela simulação de combate: melhor
qualidade de adestramento, economia de recursos, otimização do tempo,
desenvolvimento e adequação da doutrina militar, treinamento das forças
direcionado para as hipóteses de emprego, fazendo com que atuem de modo
mais eficaz, dentre outros.
Atualmente, no nosso país, estes meios estão desenhados, na sua maioria,
para atender a necessidades pontuais, sem pensar numa interação entre
si, quer dizer: o meio construtivo não interage com o da simulação
virtual e com a viva. Tampouco há uma interação dentro da própria Força,
ou seja: no caso do Exército, os meios de apoio de fogo não interagem
com a aviação do exército ou dos blindados. Interação entre Forças
Armadas só mesmo em alguns exercícios de Estado-Maior conjunto, como os
realizado nas Escolas de Estado Maior, no final de cada ano no Rio de
Janeiro, na qual somente há a possibilidade de participação de algumas
dezenas de militares cada ano.
3.CENTRO DE ADESTRAMENTO: EM QUE CONSISTE?
O conceito de centro de adestramento não é uma novidade nas Forças
Armadas de outros países. Consiste na adequação destes meios de
simulação a um campo de manobras em concreto, para onde alguns efetivos
possam se deslocar e onde possa acontecer um trabalho conjunto de
estados-maiores e frações de tropa, onde todos possam ganhar. Consiste,
ainda, em se modernizar um Campo de Instrução, dotando-o de meios que
permitam a realização, simultaneamente, dos três tipos de simulação, e
ainda com capacidade de realização de exercícios de tiro real.
A vantagem de se reunir estes meios em um único local são imensas. A
primeira delas é a redução de custos de manutenção e operação, embora
requeira consideráveis e contínuos recursos para despesas com
deslocamentos e gratificações da tropa. Conjugada com a adequação de um
cronograma de utilização pode proporcionar o adestramento eficaz de um
grande grupo de organizações existentes em uma determinada região,
maximizando os investimentos realizados.
Outra vantagem significativa é a possibilidade de se gerar, ao longo do
ano, diversas oportunidades para que as Forças possam interagir,
gerando uma cultura de emprego conjunto.
Como modelos, poderíamos citar o National Training Center, nos Estados
Unidos da América, e o Centro Nacional de Adestramiento San Gregório, do
Reino da Espanha.
Ambos reúnem conceitos semelhantes: áreas para acampamento e
acantonamento para a tropa, com toda uma infraestrutura para o apoio ao
treinamento, modernos campos de tiro, dotados de alvos pop-up[2] e meios
para realização de tiro em movimento, noturno, com meios aéreos, etc.,
meios de monitorização das forças que permitam exercícios do tipo duelo,
com emprego de forças oponentes., e, igualmente importante, meios de
simulação construtiva e virtual, que permitem adestrar estados-maiores e
frações de tropa simultaneamente.
No nosso país, tal estrutura inexiste. As forças atuam em seus campos
de manobras ou áreas próprias. Normalmente, quando atuam, Realizam
exercícios de curta duração, pois, devido à falta de estrutura, não tem
capacidade de durar longo tempo em ação, dado a falta de capacidade de
se realizar um apoio logístico eficaz. Além disso, muitas OM não dispõem
de campos de instrução ou quando dispõem, têm parte da área
inutilizável para a realização de manobras táticas em função de
arrendamentos.
Dessa forma, seus exercícios ficam limitados a pequenas faixas de
terreno, que não permitem o desdobramento exigido taticamente. A
presença de tropa por um período prolongado pode vir a gerar danos
ambientais, dada a falta de infraestrutura. A qualidade do adestramento
fica comprometida pela falta de um apoio efetivo, sem contar a baixa
qualidade dos meios para medir os resultados alcançados, normalmente
bastante empíricos.
O investimento num Centro de Adestramento poderia modificar rapidamente este quadro.
Muitos podem pensar que o montante de recursos para atingir esta meta
seria proibitivo. Para contra-argumentar esta colocação, basta pensar
que este investimento seria uma ação de médio e longo prazo, mas que
iniciasse com decisão: começando-se por reduzir a quantidade de campos
de manobra existentes, por meio de manobras patrimoniais, e eleição de
alguns para que possam receber os investimentos.
Os recursos advindos da alienação destes campos ou áreas menores, penso,
já seriam suficientes para ampliar algumas áreas e dotá-las da
necessária infraestrutura. De modo progressivo, pode-se investir-se em
meios de simulação, seguindo-se uma política única para sua aquisição
pelas Forças, reduzindo, com isso, seus custos.E mais: Cada uma das
áreas estratégicas poderia possuir um Centro de Adestramento, com
vocações distintas. Na Amazônia, no Centro- Oeste e no Sul, poderia ser
dada a prioridade para os meios aéreos e terrestres. No sudeste e
nordeste, prioridade aos meios navais e aéreos.
4.CONCLUSÃO
Preparar as Forças para sua atividade-fim sempre foi e será o grande
desafio para as Forças Armadas de um país. O emprego da simulação de
combate para o adestramento de forças vem sendo ampliado nos últimos
anos, com a disponibilização de meios cada vez mais eficazes e modernos.
Em nosso país, torna-se necessário repensar a política de investimento
nestes meios para as Forças Armadas, para que possam gerar uma melhor
relação custo- benefício. A criação de Centros e Adestramentos regionais
poderia contribuir sobremaneira com esta finalidade, fazendo com que
estas deixem de pensar isoladamente em seu adestramento, e passem a
interagir de modo mais frequente e com maior qualidade.
A própria criação desta estrutura seria já um desafio, que poderia fazer
com que houvesse maior interação do adestramento entre as Forças, num
nível regional. Exigiria uma coordenação por parte do Estado-Maior
Conjunto, no estabelecimento de uma política única para a simulação,
gerando a necessária sinergia na constituição de tão grandioso projeto.
Melhorar a qualidade do adestramento de cada Força Componente e das
Forças, como Conjunto, é uma tarefa que exige coordenação, investimento e
modernidade. Com esta finalidade, portanto, a criação de Centros de
Adestramento é um importante caminho a percorrer. Conjugar esforços com
esta finalidade, no momento em que o Brasil aponta como um importante
ator no cenário estratégico internacional é absolutamente fundamental.
[1] Não em quantidade, mas em qualidade.
[2] Alvos que levantam e abaixam, mediante um comando remoto.
[3] Os simuladores de procedimentos são dispositivos que buscam
reproduzir, com maior grau de fidelidade, os sistemas reais, no intuito
de oferecer ótimas condições de interação homem-máquina.
[4] Os treinadores virtuais são dispositivos que integram Hardwares,
semelhantes aos existentes nos sistemas reais, a ambientes virtuais.
[5] Os simuladores virtuais táticos são dispositivos, normalmente
aplicativos, que propiciam a interação entre diversas pessoas e máquinas
num ambiente virtual gerado por computador.
Veja também o video de Instrução de tiro real com alvos Pop-Up
*Tenente Coronel do Exército, Comandante do Centro de Instrução de Blindados
DefesaNet/montedo.com
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