domingo, 4 de dezembro de 2011

RESENHA

 TERMINOU O BRASILEIRÃO

Como não poderia deixar de ser, começo meus comentários sobre o finado Campeonato Brasileiro de 2011, falando do meu clube do coração  -  Esporte Clube Bahia.

Nenhum torcedor do tricolor bahiano pode se dizer satisfeito com a pífia campanha que o Esquadrão de Aço da Boa Terra fez este ano. Muito menos eu!

O Bahia passou o campeonato inteiro tentando escapar da zona do rebaixamento. Desempenho indígno para um clube bi-campeão brasileiro.

Para o próximo ano, a diretoria do tricolor terá que rebolar para formar uma equipe que possa representar o Bahia à altura de suas tradições.

Uma boa medida é ir começando a ver o que pode ser aproveitado das categorias de base.  Não se pode esquecer que os meninos são vice-campeões da dificílima Taça São Paulo de Juniores.


Além disso, é preciso contratar novos jogadores. Há muita gente nova que despontou no atual campeonato.  Não vou aqui apontar as posições, até porque não conheço muito bem o que pode ser suprido com a prata da casa.


Quanto ao campeonato, de uma forma geral, considero que foi um dos melhores desde que o sistema de pontos corridos foi iniciado.


De vez em quando, ouço bobagens ditas por tupiniquins complexados, afirmando que o nosso campeonato nacional é de baixo nível quando comparado com o de países europeus.  Tudo bobagem!  Temos um dos melhores  -  se não o melhor  -  campeonato do mundo! E o nivelamento aqui é por cima.  Enquanto a maioria dos países da Europa possue dois ou três clubes de futebol de qualidade, aqui nós temos uma dezena ou mais. O problema é que temos um complexo de inferioridade que nos leva a desvalorizar nossas instituições e valorizar o que é de fora. Aqui mesmo na Bahia ocorre essa idiotia, quando um bando de baianos bestializados preferem torcer para clubes de outros estados.


No que diz respeito ao clube campeão  -  Corinthians  -, posso dizer que venceu a equipe que teve mais regularidade no decorrer da competição e que contava com o melhor elenco de jogadores.


Na verdade, as equipes mais regulares foram o Corinthians e o Vasco, mas este último, mesmo tendo uma equipe titular no mesmo nível e talvez até melhor do que o Corinthians, não contava com peças de reposição do mesmo nível do clube paulistano. Ninguém tem dúvidas de que o banco de reservas do Coringão é muito melhor do que o vascaíno. E isso, tanto em qualidade e faixa etária quanto em número de jogadores.  Acredito que isso fez a diferença.


E, por falar em diferença, para mim não fez diferença! Se o campeão fosse o Vasco da Gama, para mim daria no mesmo!


Sou bahiano de verdade!  Torço pra time do meu estado! Não foi a TV Globo, nem a rádio Globo e nem qualquer outra emissora do Rio que escolheu meu time de futebol!  A escolha foi minha!  Por isso, sou Bahia!


Neste ano, torci tanto para o Bahia quanto para o Vitória.  Infelizmente, não deu para o rubro-negro bahiano subir para a primeira divisão. O Vitória não é time de segundona! 

Vamos aguardar 2012! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.