sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DICA DE SAÚDE


No mês de novembro, em "DICA DE SAÚDE" apresentei o caso (hipotético) daquele "gordinho" ou "gordinha" que é visto (a) correndo/caminhando todos os dias nas avenidas de Ilhéus e, aparentemente, não perde peso.

Na ocasião, comentei sobre a TMR (Taxa Metabólica em Repouso) e apresentei algumas considerações sobre a absorção e o consumo de calorias, mostrando a importância de se estabelecer um "deficit" diário.

Hoje, vou acrescentar mais uma razão para que o nosso "PRATICANTE"  - foi assim que o denominei no artigo anterior  -, permaneça com aquela silhueta roliça, não obstante todo o esforço que faz com a prática diária dos exercícios físicos.

Primeiro, não é verdade que os exercícios Aeróbicos  - carga contínua e de baixa intensidade  - sejam os melhores para "mobilizar" e "queimar" gorduras armazenadas e ganhar massa magra. 

Já houve essa crença.  No entanto, estudos mais recentes comprovam que os exercícios intervalados em velocidades submáximas (80/90% do VO2 Máx) são mais eficientes. Nesse caso, o balanço energético negativo (calórico e de lipídios) faz com que a requisição e a queima das gorduras (lipólise) persistam ainda por algum tempo depois do treinamento. 

Desse modo, as adaptações que ocorrem nos músculos, como resposta ao treinamento intervalado mais intenso, tendem a favorecer o metabolismo dos lipídios (gorduras).

Apesar de mais eficientes para esse fim, exercícios em intensidades mais altas só são recomendáveis para indivíduos moderadamente treinados, com peso corporal dentro da faixa e com razoável fortalecimento muscular. Fora desses padrões tal alternativa não deve ser explorada.


Nunca é demais lembrar que o risco de lesões das estruturas do corpo e até de afetar o sistema cárdio-circulatório aumenta quando se imprime velocidades mais altas, ainda que intercaladas com tempos de repouso.

Com o acima exposto, eu não estou dizendo que o nosso praticante citado como exemplo não esteja obtendo nenhum benefício. Pode sim, estar obtendo algum  benefício.  

Para isso, é necessário que venha exercitando-se com a regularidade de 3 ou mais vezes por semana; com uma duração diária de 30 minutos ou mais e uma elevação dos batimentos cardíacos a  -  pelo menos  -, 120 BPM (batimentos por minuto). 

Além disso, é necessário que faça uso de uma sobrecarga semanal, isto é, a cada semana a distância percorrida deve ser aumentada ou o tempo diminuído. 

Assim, nosso praticante poderá fortalecer o músculo cardíaco, aumentar o número e o diâmetro dos vasos sanguíneos, o volume e o número de glóbulos vermelhos do sangue, a capacidade vital e etc. 

Isto resultará na melhoria de sua Capacidade Aeróbica, qualidade que possibilita a execução de tarefas diárias com vigor e vivacidade e sem fadiga, e considerada relativo fator de boa saúde. 

IMPORTANTE! 

Todo exercício físico deve ser executado sob a orientação e supervisão do profissional de Educação Física. Em se tratando de treinos com cargas entre o Limiar Anaeróbico e o VO2 Máx  - como é o caso dos intervalados  -, essa exigência é ainda maior, por conta dos riscos.

Antes de iniciar um programa de treinamento físico  -  independente de sua finalidade  -, procure o Profissional de Educação Física.

J. A. Souza Neto  -  Professor de Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.