segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ATAQUE JAPONÊS A PEARL HARBOR FAZ 70 ANOS

Considerado o maior episódio de emprego da Surpresa Logística da História Moderna, o ataque japonês a Pearl Harbor completará 70 anos no próximo dia 7.

O fatídico acontecimento foi determinante para que os EUA  entrassem na 2ª Guerra Mundial.

A investida da Marinha Imperial Japonesa, com seus aviões tripulados por pilotos kamikazes, produziu um prejuízo material e de vidas até então nunca visto em tão pouco espaço de tempo.  

Foram danificados/destruídos 188 aviões e 11 navios sediados na Base Americana de Pearl Harbor, no Havaí. O número de mortos totalizou 2.471, sendo 2.403 militares e 68 civis.

No jargão militar, a Surpresa Logística ocorre quando uma ação do inimigo ultrapassa todos os limites avaliados de suas capacidades logísticas.  No caso de Pearl Harbor, os EUA imaginavam que, de nenhuma de suas bases, os japoneses conseguiriam atacar os meios militares americanos ou qualquer outra estrutura em terra com o emprego da aviação.  

E isto era verdade!  Uma vez que os aviões da Marinha japonesa não possuíam autonomia de vôo para saírem de suas bases para o ataque e retornarem às mesmas.  Os americanos só não contavam com a ação de pilotos kamikazes, que não estavam nem aí para a própria vida. Aceitaram fazer um ataque suicida, sem nenhuma possibilidade de retorno ao local de decolagem.  Ainda que sobrevissem ao ataque, os tanques de suas aeronaves não teriam combustível suficiente para a volta.

Assim se deu a chamada Surpresa Logística, com a destruição de toda uma Esquadra dos EUA e a morte de quase 2.500 pessoas em território americano.

Naquela data  -  7 de dezembro de 1941  -, o Brasil ainda não havia entrado na guerra, o que só veio a ocorrer em 31 de agosto de 1942, quando submarinos alemães (?) teriam afundado 14 navios da Marinha Mercante Brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.