Não é uma tese. Muito menos o resultado de um estudo sistemático e completo sobre tema de tão relevante importância. Contudo, os dados são mais do que suficientes como premissas para sustentar uma argumentação.
Os índices das escolas públicas estaduais em proficiência de Língua Portuguesa e Matemática na Prova Brasil conjuntamente com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Ensino Fundamental – Anos Finais (5ª/6º ao 8ª/9º Série/Ano), foram recentemente divulgados pelo MEC. Tais índices são referentes ao ano letivo de 2009.
Taxa de Aprovação
Brasil | Bahia | Ilhéus | CPM Ilhéus |
79,7 | 69,0 | 66,3 | 93,4 |
IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Brasil | Bahia | Ilhéus | CPM Ilhéus |
3,7 | 2,9 | 3,1 | 5,4 |
Prova Brasil
Proficiência em Língua Portuguesa
Brasil | Bahia | Ilhéus | CPM Ilhéus |
239,74 | 225,75 | 238,49 | 266,53 |
Proficiência em Matemática
Brasil | Bahia | Ilhéus | CPM Ilhéus |
242,87 | 228,05 | 240,59 | 276,35 |
Quando cuidadosamente analisados, mostram enormes discrepâncias nos resultados entre escolas públicas do mesmo nível, estado e região. Destaco esse aspecto por ser corriqueira a comparação da aprendizagem da escola pública com a particular, enaltecendo-se uma possível qualidade desta última mediante a depreciação da primeira, sem levar em conta determinadas nuances e particularidades.
Analisando-se somente os índices do Município de Ilhéus, nota-se uma enorme diferença nos resultados da aprendizagem de alunos do mesmo nível, destacando-se positivamente o Colégio da Polícia Militar (CPM). Vide Tabelas acima.
Os professores do CPM e das demais escolas públicas estaduais do Município de Ilhéus possuem a mesma formação e nível e integram o quadro do Magistério da Bahia. A exceção, fica por conta de alguns poucos professores militares que dão aulas de disciplinas específicas no CPM, a exemplo da Instrução Militar.
Os alunos tem praticamente a mesma origem. Destaco apenas o fato de pequeníssima parcela ser composta por filhos de policiais militares e de que, para se estudar no CPM, a família do ingressando deve dispor de cerca de 500 Reais para a compra dos uniformes escolares.
Será que somente isso é suficiente para que pais ou responsáveis exijam mais de seus filhos, como se estes estivessem estudando numa escola particular e mediante o pagamento de caras mensalidades?
Será que a importância de 500 Reais é suficiente para estratificar socialmente os alunos que vão para o CPM?
Será que somente isso é suficiente para que pais ou responsáveis exijam mais de seus filhos, como se estes estivessem estudando numa escola particular e mediante o pagamento de caras mensalidades?
Será que a importância de 500 Reais é suficiente para estratificar socialmente os alunos que vão para o CPM?
Acredito que não!
Considero os fatores supracitados por demais insignificantes para justificar a enorme diferença de resultados nas avaliações feitas pelo MEC, conforme se verifica nos quadros acima.
Há, portanto, outros fatores a determinar tal diferença na aprendizagem. Para ser mais exato, dois. No meu entendimento esses dois fatores representam um diferencial no CPM e que - embora devessem -, não tem sido valorizados ou cobrados dos alunos nas demais escolas. E quando as direções cobram surgem as interferências externas. Falarei dessas interferências externas na postagem seguinte.
Esses dois fatores são
Mais de oito anos de experiência como professor na “escola tradicional” me deram embasamento para essa afirmação.
Esses dois fatores são
Hierarquia e Disciplina
Mais de oito anos de experiência como professor na “escola tradicional” me deram embasamento para essa afirmação.
Nos CPM, não somente o de Ilhéus, como também nos Colégios Militares das Forças Armadas Brasileiras (Marinha, Exército e Força Aérea), Hierarquia e Disciplina são valores considerados pilares dessas instituições.
Estariam tais valores se constituindo fatores determinantes para uma maior e melhor aprendizagem?
Estariam tais valores se constituindo fatores determinantes para uma maior e melhor aprendizagem?
Diante dos dados citados e da análise comparativa aqui feita, ainda que de forma elementar e sumária, sou levado a pensar que sim!
Claro que nessa rápida avaliação não estão sendo levados em conta aspectos sociológicos e outros que poderiam interferir no processo e fogem à minha percepção de leigo.
Claro que nessa rápida avaliação não estão sendo levados em conta aspectos sociológicos e outros que poderiam interferir no processo e fogem à minha percepção de leigo.
Findando esse breve raciocínio, sou levado a concluir que as deficiências do processo ensino-aprendizagem são decorrentes de uma série de equívocos e omissões daqueles que são responsáveis diretos por ele.
Autoridades (Juizes, Promotores e Governantes) juntamente com os demais segmentos (Diretores, Professores, Pais) envolvidos com a Educação Nacional precisam urgentemente tomar medidas para minimizar os problemas decorrentes da Indisciplina e da falta de respeito na Hierarquia da Instituição Escolar.
Autoridades (Juizes, Promotores e Governantes) juntamente com os demais segmentos (Diretores, Professores, Pais) envolvidos com a Educação Nacional precisam urgentemente tomar medidas para minimizar os problemas decorrentes da Indisciplina e da falta de respeito na Hierarquia da Instituição Escolar.
Autor: José Antonio de Souza Néto - Professor Regente do Magistério da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.