Para facilitar esta exposição, vamos chamar nosso personagem de PRATICANTE.
Apesar do esforço, PRATICANTE não aparenta estar perdendo peso. Como pode isso estar acontecendo!? As caminhadas e as corridas não são exercícios que aumentam o índice de gasto calórico!? Não estão na lista dos aeróbicos que consomem energia? Por que PRATICANTE não emagrece?
A resposta certamente está na relação entre a quantidade de calorias que PRATICANTE gasta caminhando/correndo e a quantidade que absorve nas refeições.
Não pretendo chegar a detalhamentos de ordem científica. Isso poderei fazer no atendimento aos leitores que fizerem comentários querendo saber um pouco mais.
Procurarei ser o mais conciso e prático quanto possível, mas sem prejudicar o entendimento.
Consideremos que PRATICANTE (o "eterno" gordinho ou gordinha), na sua caminhada/corrida diária esteja gastando 1.000 calorias e que sua TMR (Taxa Metabólica em Repouso) seja de 2.200 calorias. Logo, está consumindo 3.200 calorias/dia (1.000 dos exercícios + 2.200 da TMR).
Isto significa que, se PRATICANTE estiver ingerindo 3.200 calorias nas refeições diárias, ele manterá o peso. Para emagrecer, ele precisa ingerir menos calorias do que a que está gastando. Isso pode ser feito ou aumentado a carga de exercícios ou reduzindo o número de calorias ingeridas na alimentação. Esta última opção é a mais recomendável.
A relação absorção/gasto calórico do nosso corredor hipotético (PRATICANTE) poderá ser uma das seguintes, considerando-se uma TMR de 2.200 calorias:
- Absorção de 3.200 calorias/dia e gasto de 1.000 (exercícios) + TMR - MANTERÁ O PESO.
- Absorção de mais de 3.200 calorias/dia e gasto de 1.000 (exercícios) + TMR - AUMENTARÁ O PESO.
- Absorção de menos de 3.200 calorias/dia e gasto de 1.000 (exercícios) + TMR - REDUZIRÁ O PESO.
Para emagrecer, PRATICANTE deverá reduzir cerca de 400 calorias/dia na sua alimentação e manter a carga de treino. Pode ser menos, no entanto, o tempo também será maior.
Todas as calorias absorvidas a mais e não consumidas (queimadas) serão armazenadas sob forma de gorduras. O resultado disso é sobrepeso, podendo chegar à obesidade.
Relembra-se que é muito importante a orientação de especialistas, tanto para a prática de exercícios quanto para a reeducação alimentar. Alguns profissionais de Educação Física possuem Especializção em Nutrição.
Não deixe de consultá-los!
Nota
Mais adiante, falarei dos aspectos bioquímicos que envolvem o metabolismo das gorduras que se encontram armazenadas.
J. A. Souza Neto (Prof. de Educação Física)
J. A. Souza Neto (Prof. de Educação Física)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.