quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O GUETO DO ATRASO PERDEU MAIS UMA!

Em 2006, no Município de Canavieiras, "o gueto do atraso" conseguiu criar e implantar a Reserva Extrativista de Canavieiras, incluindo parte do litoral de Una, toda a zona costeira de Canavieiras e parte da de Belmonte. Sítios, fazendas e casas situadas na área urbana da cidade foram incluídas e seus donos perderam o direito às propriedades.
Os motivos para criação dessa Unidade de Conservação foram: 
1) Impedir a construção de equipamentos de infra-estrutura turística (hotéis e resorts). Alguns já em andamento; e 
2) Perseguir, com multas e exigências descabidas, os proprietários das fazendas de criação de  camarão em cativeiro (carcinicultura)já implantadas, até o abandono total da atividade.
Em 2008, entre Nova Viçosa e Caravelas, o "gueto do atraso" conseguiu fazer a população engolir guela abaixo a Reserva Extrativista do Cassurubá.
Os motivos para a criação dessa Unidade de Conservação foram: 
1) impedir a exploração de gás e petróleo na Ilha do Cassurubá e imediações; 
2) Impedir a implantação das fazendas de criação de  camarão em cativeiro (carcinicultura); e 
3) Impedir a construção de equipamentos de infra-estrutura turística (hotéis e resorts) nas cidades de Nova Viçosa e Caravelas.
Agora, eles tiveram um revés!  
Vejam!
 ABROLHOS: TRF AUTORIZA EXPLORAçãO DE PETRóLEO


Foto: Google

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região derrubou a liminar obitida pelo Ministério Público da Bahia que proibia a exploração de petróleo e gás em um raio de 50 quilômetros em torno do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no sul baiano. Na sentença, o desembargador Olindo Menezes afirma que a decisão impugnada acarreta “grave lesão à ordem e à economia pública”, e que a suspensão total das atividades “atinge o planejamento estratégico do país em relação à nossa matriz energética, o que certamente coloca em risco a própria segurança nacional". A decisão garante a continuidade das atividades petrolíferas de todas as 16 concessões já licitadas para cinco empresas e ainda possibilita promoção de novas pela ANP. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi criado em 1983 e tem hoje a maior biodiversidade do Atlântico Sul, com um mosaico de ambientes marinhos e costeiros margeados por remanescentes de Mata Atlântica, que inclui recifes de coral, fundos de algas, manguezais, praias e restingas. A decisão do TRF preocupa ambientalistas, que temem impactos negativos da atividade petrolífera naquela região, com prováveis riscos de vazamento.

FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.