quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FUZILEIROS NAVAIS PARTICIPAM DO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO NO RIO

LUIZA SOUTO
DO RIO
A Polícia Militar ocupa, às 13h desta quinta-feira, a favela da Vila Cruzeiro (zona norte do Rio), no Rio de Janeiro, com 120 homens do Bope e 40 do 16º Batalhão da Polícia Militar de Olaria. A entrada na favela é realizada com seis tanques blindados da Marinha, modelo M113, usados para furar bloqueios criados por traficantes. No horário, havia tiroteio no local.

Leia a cobertura completa sobre os ataques no Rio
Entenda a onda de ataques no Rio
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A operação na Vila Cruzeiro tem o objetivo de coibir os ataques e incêndios de veículos registrados em diferentes pontos do Estado desde o último domingo (21). Os tanques blindados da Marinha chegaram nesta manhã à Vila Cruzeiro. Em cada um deles cabem 12 homens.

O coronel Álvaro Garcia, chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Rio de Janeiro, considera o efetivo suficiente para combater o crime no local e pediu para as pessoas ficarem dentro de suas casas.


Marcelo Sayao/Efe
Blindados da Marinha auxiliam operações da Polícia Militar do Rio; veja mais imagens
Blindados da Marinha auxiliam operações da Polícia Militar do Rio; veja mais imagens

"Estamos atuando de forma a trazer tranquilidade para a população", diz Garcia. Segundo o coronel, a atuação da PM na Vila Cruzeiro já estava programada a muito tempo, com base em informações da inteligência da polícia militar.

Durante a noite desta quinta-feira (25), a PM fará 50 rotas diferentes em locais considerados de risco no Rio de Janeiro. O objetivo é garantir a segurança da população, segundo a PM

Na quarta-feira (24), o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), pediu apoio à Marinha brasileira para conter a onda de ataques que ocorrem no Estado. Em entrevista ao 'Jornal Nacional', da TV Globo, na noite desta quarta-feira, o político disse que recebeu um fax do ministro da Defesa, Nelson Jobim, garantindo apoio logístico. (...)

*******************************
Como Fuzileiro Naval, lembro-me de uma honrosa citação da escritora Raquel de Queiroz:

“Quando se houverem acabado os soldados no mundo – quando reinar a paz absoluta – que fiquem pelo menos os fuzileiros navais, como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!” 

Raquel de Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.