segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MULHER NA MARIINHA

São mais de 30 Anos da Mulher Militar na Marinha do Brasil.

Hoje, elas já são 5.500 Marinheiras e Fuzileiras Navais integrando os diversos Corpos e Quadros especializados da nossa Marinha. 

Mulher na Marinha

O ingresso da Mulher na Marinha ocorreu por intermédio da lei 6807 de 07/07/1980 e esta foi regulamentada pelo decreto 85238 de 07/10/80. Na época, o Ministro da Marinha era o Almirante-de-Esquadra Maximiano da Silva Fonseca.

Ao longo desses anos de serviço, a participação da mulher na Marinha tem sido marcante. 

Atualmente, elas ocupam as seguintes áreas, como Praças ou como Oficiais: Medicina, de apoio à saúde, engenharia, arquitetura, construção civil, pedagogia, contabilidade, administração, direito, história, comunicação social, museologia, biblioteconomia, informática, economia, serviço social, psicologia, entre outras.

Para ingressar, é necessário participar de Processo Seletivo (PS) destinado à candidatos de ambos os sexos, com as mais variadas formações: Ensino Medio completo e Curso Técnico em uma das áreas de interesse da Marinha do Brasil (para concorrer ao Processo Seletivo para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças (CAP) ou Curso Superior relativo à profissão a que deseja concorrer, para ingresso no Quadro Complementar de Oficiais: Intendentes (QC-IM), Quadro Técnico (T), Corpo de Engenheiros da Marinha (EN) e Corpo de Saúde da Marinha (CSM).

Será necessário aguardar a divulgação de cada Edital para saber se haverá vagas na área desejada, uma vez que as mesmas são abertas de acordo com a necessidade da Marinha do Brasil, variando a cada ano. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O BRASIL QUE TRABALHA E POUCOS VEEM!

Deus me deu o privilégio de fazer parte desta História!
Mãos à obra!  
Nossa Amazônia Azul não pode esperar!

PRETA É POUCO!


"TERRAS DE MARINHA" OU "TERRENOS DE MARINHA"

Para que se dissipem todas as dúvidas sobre as expressões “terras de marinha” ou “terrenos de marinha”, eu explico:

Não significam que se tratem de terras de propriedade da Marinha do Brasil (MB). 
 
O termo “terreno de marinha” é, na verdade, uma definição que manteve, por tradição, esse
nome, nascido no século passado, que significa “as terras”, junto à costa marítima, e às margens de rios e lagos, até uma distância de 33 metros, contada a partir da linha de preamar média do ano de 1831. 


A regulamentação destes terrenos é feita pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) do
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, conforme previsto na Lei nº 9.636, de 15 de maio de 1998.

 
Os “terrenos de marinha” não pertencem à Marinha mas, sim, à União, de acordo com o previsto no Inciso VII, do Art 20 da Constituição Federal de 1988, cabendo à MB tão-somente avaliar a execução de obras, no que concerne ao ordenamento do Espaço Aquaviário e à Segurança da Navegação.

domingo, 22 de janeiro de 2012

QUASE ISSO, NETO!

Mas, é um pouco menos...
 
No seu comentário de hoje, na TV Bandeirantes, o ex-jogador Neto disse:

“No Brasil hoje, só existe um craque: o Neymar. Os demais se dividem em medíocres, que jogam muito pouco, e ruins, que não jogam nada!”

Só vou discordar do Neto num ponto:  o Neymar ainda não é um craque, embora tenha tudo para ser.  Neymar é um projeto de craque.

 
Quanto ao restante da afirmativa, Neto está corretíssimo!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MÃOS AO ALTO!

As armas estão apontadas para você todos os dias... Na tela da TV!

O risco maior é de uma "bala" atingir o seu cérebro!

O Brasil tem quantos milhões de imbecis? 190 milhões? E 190.000.000 estão antenados na TV Globo.

Como estou fora dessa estatística, vou aumentar a população para 190.000.001. O "1" sou eu, não esqueça!

Se você também estiver fora, ou seja, não é imbecil  -  a ponto de assistir a TV Globo  -, aumente para 190.000.002. O "1" sou eu e o "2" é você.

Assim, podemos afirmar que 190 milhões de brasileiros imbecis assistem a TV Globo, enquanto eu e você não!


Mas, se você assiste a TV Globo, não fique triste! Ninguém é perfeito e nada é eterno... definitivo...

Você ainda tem tempo para mudar!

GLOBO FAZ CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA



O Conversa Afiada publica post do editor João Andrade:

Paulo,


Depois do escândalo do BBB, tem outra coisa que me chamou a atenção.


Não sei se você acompanhou, mas esse novo seriado da Globo, ‘O Brado Retumbante’, conta a história de um senador que assume a Presidência da República, após o Presidente e o Vice morrerem em um acidente (ao menos na ficção o PiG (*) consegue matar o Presidente).


Na história, ressaltam a honestidade, a integridade e o idealismo do político, que luta contra todo um sistema corrupto. Até aí, tudo bem.


Mas o que me indignou mesmo foi a semelhança física do ator principal (Domingos Montagner) com o Aécio Neves. Fiz uma imagem com os dois para mostrar a semelhança!


Além disso, tentam mostrar até os mesmos defeitos. No caso, o fato de ser mulherengo e gostar (um pouco, diante do original) de bebida. E o senador era da oposição ao Presidente morto. Muitas coincidências!


A ideia do seriado, segundo o site, é reaproximar o público da política. E a Globo aproveita para aproximar o público exatamente como lhe convém. Fica claro que estão preparando o terreno para 2014.


Vi pouca repercussão na mídia, mas reparei em muitos comentários no Twitter e no Facebook. Tentarei assistir ao seriado para ver o rumo da história!


Um abraço !


Em tempo: não deixe de ler também o que o Edu, do Blog da Cidadania, escreveu sobre “essa coincidência” (será consensual ?).
Navalha
Vamos ver como a série da Globo desqualifica os políticos e o Congresso.
Como fazem seus colonistas (**), de manhã à madrugada.
E quanto mais desqualificados os políticos, mais mandam os empresários e os colonistas (**) que com eles se ‘”informam”…

Paulo Henrique Amorim




(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (*) que combateram na milícia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta  costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse  pessoal aí.

É uma coincidência consensual ?

COMO!? ILHÉUS FICOU DE FORA!?

BAHIA participa da Fitur
16/01/2012

O calendário da indústria turística será iniciado com o encontro mundial da Feira Internacional de Turismo (Fitur 2012). Considerado a vitrine de tendências e inovações, a Fitur reúne cerca de 210 mil participantes, entre profissionais e consumidores de viagem, além de em torno de 10,4 mil empresas e 7 mil jornalistas de pelo menos 166 países. E os destinos turísticos da Bahia serão mostrados no evento que será realizada entre os dias 18 e 22 deste mês, em Madri (Espanha).

A Bahiatursa estará no estande “Brasil” em parceria com a Embratur, com o objetivo de fomentar os voos diários da TAP e da Air Europa que trazem muitos europeus à  Bahia. De acordo com a última pesquisa da Fipe do ano de 2008, somente a Espanha envia cerca de 43 mil visitantes para o Estado.


Segundo a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, esta feira é um portão de acesso ao mercado de viagens e turismo para a Bahia. “É também pela Espanha e Portugal que embarcam muitos europeus para o estado, já que muitos franceses, italianos, alemães, ingleses, holandeses aproveitam os voos diários que partem de Lisboa e Madri com destino à Salvador”, ressalta a diretora. Rosana explica ainda que a Bahia irá promover os novos produtos e roteiros turísticos como o Roteiro Integrado Rio/Bahia/Amazonas, além do Turismo Náutico, Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo Rural, Turismo de Negócios.


A Bahia possui 18 destinos turísticos indicados para a visitação durante a Copa 2014. Dentre as localidades estão: Salvador, Camaçari, Conde, Jandaíra, Mata de São João, as Ilhas da Baía de Todos-os-Santos, Boipeba, Maraú, Morro de São Paulo, Itacaré, Canavieiras, Parque Nacional da Chapada Diamantina, Porto Seguro, Curuípe, Caraíva, Santa Cruz Cabrália, Prado e Caravelas.


Durante a 32ª Fitur, as ações de relacionamento do governo brasileiro estarão focadas na apresentação dos atrativos das 12 cidades-sede da Copa-2014, trabalhando para estimular o aumento do tempo de permanência de turistas espanhóis no Brasil nos anos anteriores à Copa do Mundo de 2014 e no próprio Mundial de Futebol. A campanha vai reforçar a imagem do Brasil como País diversificado, com opções turísticas que vão além dos destinos de sol e praia. A intenção é fortalecer outros segmentos: negócios, eventos, ecoturismo, cultura e gastronomia - que exercem um forte apelo no mercado espanhol.


FONTE: http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=30077

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PARA NÃO SE "PERDER O BONDE DA HISTÓRIA"

Ao decidir escrever sobre esse assunto, minha intenção não é tão-somente denunciar as mazelas, mas,  também apontar caminhos.

São vários os indicadores do subdesenvolvimento. Segue uma lista dos mais notáveis e, praticamente todos, encontrados na Região Cacaueira: 

 
- A exploração ao mesmo tempo insuficiente e predatória dos recursos naturais vivos, para a subsistência; 

 
- A baixa escolaridade e qualificação média da mão-de-obra;
 

- A desintegração e insuficiência da rede de transportes; (somente este assunto preencheria um seminário).
 
- O acesso restrito da população a saneamento básico; 

 
- As precárias condições de saúde, educação e cultura; 

 
- O grande percentual da população que se encontra abaixo da linha de pobreza.


Pode-se ainda acrescentar a ausência de exportação diversificada de produtos e a ausência (não tenho conhecimento de nenhum caso) de patentes registradas. 

 
Não se tem a pretensão de comparar esta região com sociedades de países do chamado primeiro mundo.  A comparação será feita com outras regiões/estados do próprio Brasil.

 
Hoje, pode-se afirmar que todas as Regiões Brasileiras vivem o mesmo momento histórico. Mas, nem sempre foi assim! Ilhéus – e o mundão de terras que lhe pertenciam - estava na frente (ou deveria estar), considerando que sua ocupação por seres inteligentes (?) antecedeu a da maioria do restante da Nação. Seria natural, portanto, que estivesse vivenciando um estágio de desenvolvimento distinto das regiões que foram ocupadas depois.

 
Acima, estão alguns indicadores de subdesenvolvimento; abaixo, algumas das características mais marcantes de uma região subdesenvolvida:

 
-  Reduzido grupo social com alto poder aquisitivo ao lado de grupos paupérrimos e de baixa produtividade. 

 
- Ignorância ao lado da cultura.


- Eficiência tecnológica convivendo com o uso de métodos arcaicos e ultrapassados;

 
- Riqueza vizinha da miséria.


Uma heterogeneidade ululante! Diria o Nelson.  É exatamente essa heterogeneidade a marca mais distinta do subdesenvolvimento. No caso dessa Região, esse precipício foi originado por um sistema produtivo que não se difundiu e deixou de gerar e distribuir renda devido a sua estrutura social, cuja base era o latifúndio e a monocultura agrícola, combinada com um regime de mão-de-obra semi-escrava e servil.

 
Essa conjuntura injusta e impiedosa que se estendeu ao longo de mais de dois séculos, levou a uma produção de bens e serviços insignificante por habitante. Quando expresso em termos monetários, resulta num baixíssimo produto per capita; e, quando em termos sociais, numa precária qualidade de vida para a imensa maioria, ao lado de uma riqueza da qual pouquíssimos desfrutaram (esse é o tempo verbal mais adequado).

 
E os desafios locais nunca foram maiores do que os enfrentados por brasileiros em outras regiões do País. Muito pelo contrário. Dispôs-se (sempre) de um território com características e potencial bem mais favoráveis do que em outros rincões que hoje ostentam níveis de desenvolvimento muito superiores aos daqui.

 
Nesses últimos tempos, assiste-se a um momento histórico ímpar e que poderá promover a superação do subdesenvolvimento. São os grandes investimentos na infra-estrutura de transportes e de prospecção e exploração mineral, tanto em terra quanto no mar. No bojo desses empreendimentos espera-se a atração de novos investimentos em outras áreas: tecnologia, comunicações, produção de bens e serviços, etc.


Essas novas demandas irão encontrar alguns gargalos herdados da “sociedade coronelista”. São problemas cuja solução exige média e longa maturação e não podem, por isso, ser resolvidas da noite para o dia. Dizem respeito à oferta de mão-de-obra qualificada e especializada, quase sempre, dependente de novos, maiores e urgentes investimentos em Educação, Saúde e, até mesmo, em Cultura.
 
Aponto para esse obstáculo tocado pelo sentimento de não querer presenciar a “importação” de profissionais qualificados de outras regiões em detrimento dos trabalhadores locais, por falta de preparo e treinamento.


De que adiantarão os investimentos em curso se não houver uma preparação da força de trabalho local para assumir os cargos mais importantes dentro das novas estruturas de produção?  Corre-se, portanto, o grave risco de se ostentar as condições econômicas ideais de crescimento e desenvolvimento sem que os benefícios advindos possam ser aproveitados pelos que são da própria Região! Que se abram bem os olhos, a fim de que não se tenha um nível econômico estável com uma população miserável!

 
Se nada for feito  -  e praticamente nada se observa de mudança e investimentos nas áreas educacional, de saúde e cultural  -, não obstante o inquestionável crescimento, haverá um custo humano e social elevadíssimo para a imensa maioria da população. E, como acontecia no regime latifundiário da monocultura do cacau, serão uns poucos super-ricos, distantes e alheios aos conflitos, que tenderão a se agravar cada vez mais na sociedade local.

 
Colocadas as devidas preocupações no contexto geral e devidamente apontados alguns caminhos, no parágrafo acima, resta-me elocubrar sobre o que  -  para mim  -  seria inimaginável, caso se venha a “perder o bonde da história”: o riso sardônico dos “eco-espertos” movidos a soldos e interesses exógenos, que hoje digladiam contra o desenvolvimento da Região, defendendo a permanência de um dos principais indicadores de subdesenvolvimento citados acima: “A exploração ao mesmo tempo insuficiente e predatória dos recursos naturais vivos"


Souza Neto

O “BOA NOITE CINDERELA" DO BBB

Abuso sexual. No mínimo, foi isso o que ocorreu na 12a edição do Big Brother Brasil. Os vídeos já foram tirados do ar pela Rede Globo, mas para quem viu, a cena é clara: depois de uma festa com muito álcool, uma das participantes, Monique, aparece jogada em uma cama. Ela está bêbada e praticamente inconsciente quando um outro “brother” (engraçado, meu conceito de irmandade nada tem a ver com isso) deita-se ao seu lado e, embaixo do edredom, começa a fazer movimentos que remetem a sexo.

É óbvio que não é possível dizer se houve penetração, mas não há dúvidas de que pelo menos ela foi bolinada – e muito – em um momento em que não tinha condições de interagir. Monique fica simplesmente largada enquanto Daniel usa e abusa de seu corpo. E isso pode sim ser considerado estupro, por mais que Boninho e cia. tentem negar.

Segundo o artigo 213 da lei 12.015, de 2009,  é estupro “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. [E, pelo que me orientaram depois da publicação inicial do post, também é preciso mencionar o artigo 215, que fala sobre violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável na modalidade em que a vítima está impossibilitada, por outro meio, de oferecer resistência, e o artigo 217-A (ver comentários)].

Aliás, da maneira como ocorreu no BBB, me lembra até aquele golpe do “Boa noite Cinderela”, em que alguém põe um medicamento na bebida de outra pessoa até que ela quase desmaie e a estupra.

Não é possível que tal situação grotesca, e ainda por cima transmitida ao vivo para todo o Brasil, passe incólume, como se nada tivesse acontecido! Isso é crime, pessoal! É preciso dizer com todas as letras que está errado o que ocorreu!  Aquela mulher foi sim violentada em seu direito de preservar o seu corpo.

E, a meu ver, a Rede Globo deveria ser a primeira a se colocar dessa maneira, denunciando e expulsando o participante, dando apoio à outra brother e mostrando para a sociedade que isso não pode se repetir.

Só que, cá entre nós, não deve ser nada fácil admitir que essa situação ocorreu porque os executivos dessa emissora, em busca de audiência, decidiram colocar pessoas dentro de um esquema de confinamento, enchendo-as de álcool, para ver o que acontecia, não é? Como ratinhos de laboratório do comportamento humano.

Deu no que deu. Imperou o machismo e a violência. E agora, pelo jeito, a condescendência. 

Lamentável, absurdo, surreal.

MAIS OPINIÕES SOBRE O SUPOSTO CRIME COMETIDO NO BBB12

BBB12 e velhas justificativas quando o assunto é violência contra a mulher

Por: Conceição Oliveira, no twitter: @maria_fro

Assisti uma única vez o BBB quando Jean Wyllys participou e foi o vencedor. Fui convencida pela minha irmã que disse que eu iria me impressionar. E de fato, ver um participante do BBB discutindo Foucault foi realmente impressionante.

Ontem, recebi a visita do defensor público federal Francisco Nóbrega e conversamos sobre o que é estupro de vulnerável.  Ao ver o vídeo do BBB que foi o assunto do dia na internet a aposta de Francisco é a de que Monique, participante do BBB12, estava apagada devido a embriaguez e sofreu abuso sexual diante das câmaras de tv.

O que diz artigo. 217-A do Código Penal alterado pela lei lei 12.015 de 07/08/2009 sobre crime de estupro de vulnerável:
Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)

§ 1o Incorre na mesma pena quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência (grifos nossos). (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009).
Só Monique pode dizer se o que se passou por debaixo do edredon foi consentido ou não. Só que ela não viu o vídeo que circula na rede e parece que a tv Globo não fará questão alguma em mostrar o vídeo.

Há suspeita de que uma mulher foi violentada diante das câmeras da maior rede de tevê do país e impressionantemente o programa prossegue aumentando ainda mais a sua audiência e a emissora sequer foi obrigada a tratar do assunto! À família e à própria vítima foi negado o direito de saber o que de fato ocorreu.

Li comentários ontem de revirar o estômago, lembrei- me muito de como a imprensa e muitos leitores trataram a vítima Eliza Samúdio. Não há como não se indignar quando se ouve/lê as mesmas desculpas esfarrapadas que o machismo encontra para justificar os piores e mais bárbaros tipos de violência contra as mulheres. Para os machistas justifica-se como no caso de Eliza Samúdio, inclusive, ser assassinada, porque ela era ‘puta’, ‘vagabunda’ e outros adjetivos de baixo calão.

Neste sentido a Globo anda fazendo um ótimo trabalho como sintetizou Mara (@dezmilhoes no twitter:)
” BBB10 tivemos homofobia. BBB11 tivemos violência contra mulher. BBB12 tivemos abuso sexual. Aguardem que no BBB13 teremos um assassinato.”
Não, eu não tenho estômago para falar sobre esse programa que pelos comentários que ouço/leio, ano após ano se esmera na escandalização e parece que nunca mais viverá uma edição como a que apresentou Jean Wyllys ao país. Também não tenho mais estômago para falar desse nível de violência contra as mulheres e ouvir as mesmas e velhas justificativas machistas e criminosas. Eu só desejo que a Constituição seja cumprida ao menos uma vez quando se trata de uma concessão pública, seria bom que não fosse permitido à TV Globo insinuar que é ‘amor’ e ‘lindo’ cenas que em tudo parecem ser abuso sexual.

Outros e outras com mais estômago que eu:

 

sábado, 14 de janeiro de 2012

A PREGUIÇA NOSSA DE TODOS OS DIAS!

Oi gente!
De vez em quando leio em algum lugar a tentativa inócua e esfarrapada de se contrapor à "tese" de que nós bahianos somos preguiçosos.  

Ora, preguiçosos existem em todos os lugares desse Planeta! Concordo. Mas, em se tratando de Brasil, nós (bahianos) somos imbatíveis quando o assunto é PREGUIÇA!

Até já pensei em escrever um livro sobre essa danada que vive nos nossos cangotes.  Mais, pensei... pensei... Pensei um pouco mais  -  o que não é normal em mim  -, e decidi que não vou escrever porra nenhuma!  Escrever dá trabalho!  Dá ou não dá!? 

Fico aqui imaginando o pobre coitado do Jorge Amado, dia e noite premindo o teclado de sua velha Olivetti pra escrever os contos dos coroné dessa Terra!  Além de corajoso e imaginativo, Amado conseguia dar uma espanada na velha preguiça.

Quando afirmo que não vou escrever mais o tal livro é porque não vou ter tempo! 

Esta semana que está terminando, joguei quatro babas com os amigos; no próximo fim de semana deverei ir a Canavieiras rever amigos e jogar mais futebol, claro! 

Ainda por cima, preciso arranjar tempo pra beber umas biritas, um uisquinho com gelo de água de côco, ficar um pouco sob o sol, torrando.  Nas horas de folga, quando não estiver fazendo nada, (nada do que está aí em cima!) vou dar uma durmidinha pra descansar!  

Ninguém é de ferro! Nasci na Bahia, cara!

Com todo esse "trabalho" que preciso fazer, ainda tenho que dar atenção à minha bahianinha em casa: assistir ela fazendo streep (tease) ao som de uma musiquinha de axé ou arrocha.  Inda vou ter que arrumar um tempinho para ver as bahianinhas alheias (aqui se diz "dos outros") sentando na boquinha da garrafa ou quicando na latinha. 

Ufa! Já ficando cansado véi! É de tanto pensar e escrever!

dizendo aqui que tava pensando (vixe!) em escrever um livro porque desisti da idéia. Se não tivesse desistido não iria dizer porra nenhuma! O que mais tem por aí é bahiano preguiçoso que vive tentando descobrir o que os outros tão pensando pra roubar a idéia. 

Os priguiçoso rouba inté idéia! Vixe!

Como não mais preocupado por ninguém roubar essa idéia trabalhosa de escrever o tal livro sobre a preguiça da baianada, vou até citar alguns casinhos que comprovam a nossa preguicinha de todos os dias.

PREGUIÇA DE SUBIR ESCADAS

Um conhecido comerciante de Canavieiras resolveu aproveitar a sobreloja do "supermercado" pra ampliar o estabelecimento. 

Concluída a obra, colocou na sobreloja os produtos de camping, praia, eletrodomésticos e outros não-comestíveis. Estranhamente, todas as vezes que eu subia àquele piso, ele estava praticamente vazio. Decorridos alguns meses, o comerciante fechou a sobreloja e colocou todos os produtos no térreo.

Perguntei:  "Fechou a parte superior por quê?"  

Ele respondeu: "Bahiano tem preguiça de subir escada até pra receber dinheiro, imagina pra comprar alguma coisa!"

É que o acesso à sobreloja era por uma escada "pedante"; se fosse rolante teria acontecido o mesmo que vem ocorrendo na loja Riachuelo, do Shoping Jequitibá: tem até fila pra os nativos que querem "andar" de escada rolante pela primeira vez! Outro dia, quando não achei vaga embaixo e tive que estacionar o carro em cima, tinha uma meninada fazendo festa com a subida e a descida da escada rolante!  Nos caixas da loja, Chuelo Ria de tristeza com o "paradeiro".  Movimento só mesmo na escada rolante. Se fosse dono da loja cobrava uma "taxa-escada"!

PREGUIÇA DE ATRAVESSAR A RUA

Isso acontece muito nas cidades menores da região e nos bairros não centrais de Itabuna e/ou Ilhéus.

O sujeito vem com o carro pela rua... vai dirigindo normalmente, pelo lado da mão... Mas, o lugar de destino, onde irá parar, fica no lado oposto. Isto é, na contramão! Aí, o cara faz uma "baianada": leva o carro para a contramão e estaciona ao lado do meio-fio.  Do meio-fio do lado que vai descer, lógico!  Já sai do carro pisando na calçada vizinha ao endereço de destino.   

Pra que atravessar a rua!? Isso dá um trabalho danado pra quem é preguiçoso!  Melhor correr o risco de se envolver num acidente com outro carro, de dar uma "atropeladinha" num pedestre...  Tudo em nome da senhora preguiça!

Não, não vou falar quantos minutos o bahiano leva pra colocar a primeira marcha depois que o sinal fica verde!

Também não vou dizer que a baianada tem preguiça de ligar a seta de luz de posição quando pretende dobrar à direita, e,  com isso, outro carro que está no cruzamento à frente (do lado direito) deixa de se movimentar e sair, por conta desse pequeno ato preguiçoso.

Ciclista por o pé no chão e esperar pra dobrar à esquerda no cruzamento...!  Ôxe! Nem pensar! Tá "doidio"! Enfia-se com o veículo pela contramão entre os carros e o meio-fio "adversário" e se pica! 

Aí em cima, em algum lugar do texto (tô com uma preguiça retada de contar as linhas e os parágrafos pra facilitar), escrevi "vixe" e "ôxe". "Vixe" e "Ôxe" são dois exemplos verbais da nossa preguiça. Já pensou falar "Virgem Maria!" ou mesmo "Ó gente...!".  Ao longo do tempo os termos foram se contraindo: de Virgem Maria para Virgem; de Virgem para Vixe; e, agora, de Vixe para IxeÓ gente passou pra Óxente; agora é Ôxe.  Pra que dizer o nome todo se todo mundo entende,

Veja que comecei essa prosa com o vocativo "Oi gente!".  Imagina o tempo que ia levar e as letras que ia gastar pra escrever "Olá amigos leitores deste blogue!"

E viva a preguiça!

Souza Neto

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O PENSAMENTO NEOLIBERAL E O DIREITO...

...OU A AUSÊNCIA DESTE, O DESRESPEITO AO SER HUMANO, O DETERMINISMO BIOLÓGICO, A DILAPIDAÇÃO DOS BENS PÚBLICOS... A "DOAÇÃO" DE ÓRGÃOS E TECIDOS...

Sintetizando, Neoliberalismo é um conjunto de pensamentos políticos e econômicos, de cunho capitalista, que preconiza a ausência total do Estado na Economia.

Tudo estaria sob a égide da "ética do mercado", ou seja, uma doutrina de total liberdade do comércio que, por si só (sic), garantiria o crescimento econômico e o desenvolvimento social de uma Nação.

Modernamente, teria surgido (ou ressurgido) nos anos 70, em decorrência da crise ecônômica mundial provocada pelo aumento excessivo do preço do petróleo (1973).

De acordo com seus defensores  -  no Brasil temos o PSDB e DEMO  -,  este sistema é capaz de promover o desenvolvimento econômico e social, por deixar a economia mais competitiva, proporcionar o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, fazer os preços e a inflação caírem.  

Não foi o que se viu no Brasil com Fernando Collor de Melo (1990 - 1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995 - 2003).

Está mais do que provado que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e o sistema globalizado composto pelas empresas multinacionais.  Países pobres ou em processo de desenvolvimento, como o Brasil, são as principais vítimas da política neoliberal. Desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional são alguns dos resultados da política neoliberal em países como o nosso.
Segundo o pedagogo Paulo Freire,  o neoliberalismo é algo que nega a autonomia do ser humano, na medida em que promove uma crescente desigualdade social e, dessa forma, deixa a maioria das pessoas e nações em condições econômicas de pobreza. E a pobreza e a miséria limitam a autonomia na medida em que restringem o poder de realizar. Ainda, a ideologia neoliberal "amacia" a verdadeira realidade, promove modos de pensar massificados, o que nega a liberdade de cada qual pensar por si mesmo, negando assim, a autonomia. 

Afirma ainda Freire, que pelo tecnicismo, o neoliberalismo reduz o homem a um simples objeto da técnica, em vez de autônomo transforma o ser humano em autômato . Sendo autômato, não tem determinação própria, é determinado por outro e assim, é heterônomo. Desse modo, o indivíduo deixa de ser ele mesmo; adota inteiramente o tipo de personalidade que lhe é oferecido pelos padrões culturais e, por conseguinte, torna-se exatamente como todos os demais são e como estes esperam que ele seja".

Transformando-se em autômato, vive na ilusão de que possui vontade própria, de que possui estilo, opiniões e sentimentos próprios. O medo da liberdade e as dúvidas são substituídos pela ilusão de uma individualidade que possui sua segurança em uma autoridade externa. O autômato vive da ilusão da autonomia, mas na verdade é heterônomo.

Nos governos FHC (PSDB), entre 1995 e 2003, o povo brasileiro foi expoliado de praticamente toda sua riqueza estatal. As empresas públicas (pertencentes ao povo brasileiro) foram entregues a grupos privados.  Em certos casos, o Estado (entenda-se: o povo brasileiro) ainda teve que pagar para que esses grupos privados - muitos dos quais "formados" às pressas pelos neoliberais  -  vide o livro "A Privataria Tucana" de Amaury junior  -, "aceitassem" receber a doação do patrimônio do povo! 

Defendem ainda os abjetos neoliberais a existência de um determinismo biológico e geográfico que serve para aprofundar os preconceitos já existentes. Por esse pensamento, negros africanos, por exemplo,  serão sempre subdesenvolvidos independente da ajuda que os "mais desenvolvidos" possam lhes oferecer, devendo, por isso, continuar vivendo em condições subumanas e sujeitos a todos os tipos de doenças e vicissitudes originárias da pobreza, da miséria e das guerras internas.  

Assim, devem permanecer até o dia em que a morte os levar, sem qualquer intervenção humanitária que possibilite a melhoria de suas condições de vida. Ou seja, um pensamento típico dos idiotas e egoístas!

Não satisfeitos com a doação do patrimônio econômico dos brasileiros, descaradamente, Fernando Henrique, Zé Serra e seus cupinchas, decidem também "doar" o corpo dos brasileiros ou partes deste, após a morte.  "Decretam" que todos os brasileiros  -  mesmo sem o consentimento dos familiares  - depois de mortos, seriam "doadores de órgãos e tecidos". 

Estava "consagrada" a usurpação dos despojos mortais alheios!  Um absurdo sem precedentes!

"DECRETO Nº 2.268, DE 30 DE JUNHO DE 1997  SEÇÃO I
Da Disposição para Post Mortem
Art. 14. A retirada de tecidos, órgãos e partes, após a morte, poderá ser efetuada, independentemente
de consentimento expresso da família, se, em vida, o falecido a isso não tiver manifestado sua
objeção.
§ 1º A manifestação de vontade em sentido contrário à retirada de tecidos, órgãos e partes
será plenamente reconhecida se constar da Carteira de Identidade Civil, expedida pelos órgãos de
identificação da União, dos Estados e do Distrito Federal, e da Carteira Nacional de Habilitação,
mediante inserção, nesses documentos, da expressão “não-doador de órgãos e tecidos”."
Ao tomar conhecimento dessa Lei -  que "obrigava" a "doação de órgãos" por todas as pessoas que não tivessem expressamente declarado em seus documentos de identidade uma opinião contrária  -, apressei-me em comparecer ao Serviço de Identificação da Marinha para solicitar nova identificação. 

Nessa nova identidade declarei: "NÃO DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS".  Não podia permitir que FHC e seus neoliberais dispusessem dos meus restos mortais sem minha autorização e sem a autorização de meus familiares. 

Ele e seus asseclas já haviam dilapidado todo o patrimônio que me pertencia e a todos os meus descendentes, agora, queria apropriar-se do meu próprio corpo "post mortem"!

Sempre fui voluntariamente DOADOR DE ÓRGÃOS (meus familiares tem esse conhecimento), mas, em razão dessa "violência legal" perpetrada pelos neoliberais, mantenho em minha carteira de identidade a expressão que manifesta a "não doação" (foto).  E só vou retirá-la quando o atual governo revogar essa Lei absurda!

Nota:  leia "A Privataria Tucana".  O livro pode ser baixado da Internet (PDF).  

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CASO A LEI NÃO SEJA REVOGADA...

Tortura para estudantes hereges
Máquina de tortura para alunos hereges



Uniforme para estudante herege
Se não tem jeito... só a fogueira santa!