sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2011 BATE À PORTA!

UM FELIZ 2011 E MUITA PAZ!

GENTILEZA GERA GENTILEZA - O PROFETA DO AMOR

José Datrino - O Profeta Gentileza
Ainda não sabia de quem se tratava. Afinal, não tinha tempo para me ocupar com coisas banais... Precisava dedicar todo o meu tempo ao serviço, nas fileiras do Corpo de Fuzileiros Navais, pensava.

Diáriamente, ao passar (de ônibus a caminho do trabalho) pelo trecho entre o Cemitério do Caju e a Rodoviária Novo Rio (Rio de Janeiro), observava aquelas inscrições postadas nas pilastras dos viadutos, muros e tapumes. Era uma extensão de cerca de um quilômetro e meio com aquelas frases desenhadas em verde-amarelo.

A frase mais comum está aí, em um de seus cartazes:

Não sabia quem era... Nunca tinha visto o autor dessas frases!  Não dava a menor importância para elas!

Somente depois de sua morte, fiquei sabendo que tratava-se de José Datrino, nascido na cidade paulista de Cafelândia (1917-1996).

Optando por aquele local, Gentileza colocava estrategicamente suas frases no lugar por onde passava um grande número de pessoas.   

Antes de vir para o Rio/Niterói, Gentileza trabalhava no campo, onde aprendeu a amansar burros para o transporte de carga. Já no Rio, como profeta Gentileza, se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento".

Desde sua infância José Datrino era possuidor de um comportamento atípico. Por volta dos treze anos de idade, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão. Este comportamento causou preocupação em seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura, chegando a buscar ajuda em curandeiros espirituais.


Um incêndio ocorrido no ano de 1961 (foto acima)num circo em Niterói teria sido a sua motivação para vir morar no Rio de Janeiro e dar início à sua "missão" profética. Nesse incêndio, morreram mais de 500 pessoas. Gentileza disse um dia ter ouvido "vozes  astrais" que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente "Profeta Gentileza".
Após deixar o local que foi denominado "Paraíso Gentileza", o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".

AMIGOS LEITORES DESTE NOVO BLOG,LEVEMOS PARA 2011 AS LIÇÕES DO "PROFETA GENTILEZA":

"GENTILEZA GERA GENTILEZA!" 

A SAGA DE UM DIÓGENES EM ILHÉUS, ITABUNA OU CANAVIEIRAS

Diógenes de Sínope, O Cínico, como também ficou conhecido, era um filósofo que viveu em Atenas. 

Naquela cidade grega, tornou-se   discípulo de Antístenes, antigo pupilo de Sócrates. Decidiu perambular pelas ruas de Atenas como um mendigo, fazendo da pobreza extrema uma virtude.  Sua casa teria sido um grande barril. Andava pelas ruas carregando uma lamparina, durante o dia. Dizia estar procurando por um homem honesto. 

Tempos depois, foi viver em Corinto, onde continuou a buscar o ideal Cínico da auto-suficiência: uma vida que fosse natural e não dependesse das luxúrias da civilização. Por acreditar que a virtude era melhor revelada na ação e não na teoria, sua vida consistiu duma campanha incansável para desbancar as instituições e valores sociais do que ele via como uma sociedade corrupta.

O Cinismo de Diógenes nada tem a ver com o conceito pejorativo de pessoas sem pudor, indiferentes, falsas ou descaradas. O Cinismo é uma corrente filosófica que parte do princípio de que a felicidade nada depende do externo ao indivíduo. O mais importante representante dessa corrente foi Diógenes. 

Diógenes teria sido aprisionado por piratas  e vendido como escravo. Um homem com boa educação chamado Xeníades o comprou. Logo ele pôde constatar a inteligência de seu novo escravo e lhe confiou tanto a gerência de seus bens quanto a educação de seus filhos.

São muitas as citações da vida de Diógenes. Numa delas, conta-se que um dia Diógenes foi visto pedindo esmola a uma estátua. Quando lhe perguntaram o motivo de tal conduta ele respondeu "por dois motivos: primeiro é que ela é cega e não me vê, e segundo é que eu me acostumo a não receber algo de alguém e nem depender de alguém."

Moral da história: se nosso filósofo Diógenes teve tanta dificuldade para encontrar um homem honesto na Grécia Antiga, imagina se vivesse nos dias de hoje em nossa região e fizesse o mesmo! No grupo político que aí está, então, nem se fala!


CONVERSA DE BOTEQUIM

Dizem que na maioria das conversas de bar pouco se aproveita. Não foi o caso dessa.

Ontem, recebi um amigo de Salvador.  À noite, fomos a um dos botecos da Passarela do Álcool, no Pontal. Em meio ao bate-papo, veio o tema político.

Meu amigo começou a narrar um diálogo seu com dois colegas de trabalho antes das eleições.  Diferentemente dele, ambos pertencem a famílias de classe média alta e moram em bairros da orla em Salvador.  Meu amigo, ao contrário, mora na periferia e conseguiu pagar e concluir seus estudos universitários em Administração de Empresas com muitas dificuldades.

Tentando justificar porque não votariam na Dilma, seus dois colegas fizeram as seguintes afirmações: 

Um deles disse:   -  "Sei que há milhões de pessoas recebendo o benefício do Bolsa Família, mas eu não preciso disso, não recebo um tostão!"

O outro afirmou:   -  "O governo tem divulgado que mais de 750 mil estudantes de famílias pobres estão no ProUni. Não dependo do ProUni para pagar minha faculdade, minha família tem dinheiro pra pagar!"

O primeiro completou  -  "Outra coisa, tem muita gente comprando carro... Tá ficando difícil eu andar com o meu nas ruas!"

(Com essa última, lembrei do infeliz do Luis Carlos Prates, da RBS de Santa Catarina).

Claro que meu amigo apresentou suas contra-argumentações.  Só não sabe se fez os dois infelizes egocêntricos mudarem de opinião.

Essa conversa de botequim veio a calhar, porque entre os nossos daqui de Ilhéus, de Itabuna, de Canavieiras e de outras cidades da região, podemos identificar traços marcantes do egocentrismo.  Muitas retinas não ultrapassam os limites dos próprios umbigos.  Não pensam no bem-estar coletivo...  Não imaginam que o estabelecimento desse bem-estar coletivo, além de um ato de amor, significa, em última análise, a paz e a tranquilidade de todos.

Bem... Dessa conversa de botequim pode-se tirar algum proveito... Se transformada numa REFLEXÃO para essa passagem de ano.

UM FELIZ ANO NOVO A TODOS OS POVOS DO PLANETA!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O GUETO DO ATRASO PERDEU MAIS UMA!

Em 2006, no Município de Canavieiras, "o gueto do atraso" conseguiu criar e implantar a Reserva Extrativista de Canavieiras, incluindo parte do litoral de Una, toda a zona costeira de Canavieiras e parte da de Belmonte. Sítios, fazendas e casas situadas na área urbana da cidade foram incluídas e seus donos perderam o direito às propriedades.
Os motivos para criação dessa Unidade de Conservação foram: 
1) Impedir a construção de equipamentos de infra-estrutura turística (hotéis e resorts). Alguns já em andamento; e 
2) Perseguir, com multas e exigências descabidas, os proprietários das fazendas de criação de  camarão em cativeiro (carcinicultura)já implantadas, até o abandono total da atividade.
Em 2008, entre Nova Viçosa e Caravelas, o "gueto do atraso" conseguiu fazer a população engolir guela abaixo a Reserva Extrativista do Cassurubá.
Os motivos para a criação dessa Unidade de Conservação foram: 
1) impedir a exploração de gás e petróleo na Ilha do Cassurubá e imediações; 
2) Impedir a implantação das fazendas de criação de  camarão em cativeiro (carcinicultura); e 
3) Impedir a construção de equipamentos de infra-estrutura turística (hotéis e resorts) nas cidades de Nova Viçosa e Caravelas.
Agora, eles tiveram um revés!  
Vejam!
 ABROLHOS: TRF AUTORIZA EXPLORAçãO DE PETRóLEO


Foto: Google

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região derrubou a liminar obitida pelo Ministério Público da Bahia que proibia a exploração de petróleo e gás em um raio de 50 quilômetros em torno do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no sul baiano. Na sentença, o desembargador Olindo Menezes afirma que a decisão impugnada acarreta “grave lesão à ordem e à economia pública”, e que a suspensão total das atividades “atinge o planejamento estratégico do país em relação à nossa matriz energética, o que certamente coloca em risco a própria segurança nacional". A decisão garante a continuidade das atividades petrolíferas de todas as 16 concessões já licitadas para cinco empresas e ainda possibilita promoção de novas pela ANP. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi criado em 1983 e tem hoje a maior biodiversidade do Atlântico Sul, com um mosaico de ambientes marinhos e costeiros margeados por remanescentes de Mata Atlântica, que inclui recifes de coral, fundos de algas, manguezais, praias e restingas. A decisão do TRF preocupa ambientalistas, que temem impactos negativos da atividade petrolífera naquela região, com prováveis riscos de vazamento.

FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A ESCOLHA DO NOME... O ARÍETE

Um aríete é uma antiga máquina de guerra constituída por um forte tronco de freixo ou árvore de madeira resistente, com uma testa de ferro ou de bronze a que se dava em geral a forma da cabeça de carneiro.
Os aríetes eram utilizados para romper portas e muralhas de castelos ou fortalezas.
Foram largamente utilizados nas Idades Antiga e Média. Existiam diversas formas de aríetes, dependendo do local e povo que o construía. Pode-se dizer que eles foram os precursores dos tanques de guerra.

Os aríetes serviam para abrir brechas nas muralhas e nos portões dos castelos que guardavam os senhores e seus exércitos. Pelas brechas abertas, entravam as tropas que tinham por objetivo acabar com as iniqüidades e a exploração que os monarcas infligiam ao povo.

O Aríete já foi um modesto períodico mensal publicado na cidade de Canavieiras com essa mesma finalidade... Hoje, ele retorna no formato virtual e dinâmico da Internet, oferecendo à população da Região Cacaueira mais um espaço democrático para discussão dos problemas que nos afetam.

O Editor: Souza Neto

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CBF RECONHECE: O BAHIA É BI-CAMPEÃO BRASILEIRO - 1959 E 1988

A CAMPANHA DE 1959 

14 Jogos

9 vitórias
2 empates 
3 derrotas  

Resumo da participação: por ser o campeão estadual, mas não se enquadrar na categoria dos grandes do Brasil até então, o Bahia disputou todas as fases da competição, desde o grupo Nordeste, depois a Zona Norte e posteriormente a final contra o campeão da Zona Sul.

Final: Com uma vitória para cada lado, o Bahia derrotou o Santos no jogo-desempate

Bahia 3 x 1 Santos (29 de março de 1960)
Gols: Coutinho (Santos) aos 27 e Vicente aos 37 minutos do primeiro tempo; Léo aos 47 segundos e Alencar aos 31 minutos do segundo.







sábado, 18 de dezembro de 2010

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020

Esta charge traduz muito bem meu sentimento de Professor ao ler as "metas" do PNE 2011-2020.

Acho que vou pedir minha demissão e ambular nas ruas!

Souza Neto

AGORA, VOTE... NA CHARGE... NA ELEIÇÃO, NÃO TEM MAIS JEITO!

CHARGE Nº 1

CHARGE Nº 2

CHARGE Nº 3

CHARGE Nº 4

CHARGE Nº 5

CHARGE Nº 6

CHARGE Nº 7

CHARGE Nº 8

CHARGE Nº 9

CHARGE Nº 10

CHARGE Nº 11

CHARGE Nº 12